Marketing nas Redes Sociais: por que usar cada uma de forma diferente (e como a RD faz)

Cada rede social possui suas particularidades. Saiba por que não utilizá-las todas da mesma forma e confira como fazemos na Resultados Digitais!

Flaubi Farias
Flaubi Farias10 de dezembro de 2015
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Ter uma presença online em redes sociais já não é mais um diferencial. Nenhuma empresa se destaca por utilizar uma determinada rede social, mas sim por utilizá-la da maneira correta.

Antes de mais nada, vamos fazer uma pergunta: Em quantas redes sociais a sua empresa ou marca está presente? Se a resposta for mais de uma, esse artigo é pra você. Se você está em dúvida ou ainda não decidiu, confira algumas dicas no post "Overview: em qual rede social sua empresa deve estar presente".

Vamos mostrar ao longo do texto como você pode potencializar seu alcance nas redes sociais, partindo do princípio de que usá-las todas da mesma maneira pode trazer economia de tempo, mas não os melhores resultados.

Há algumas redes sociais que aparentemente são concorrentes, como o Facebook e o Google+, por exemplo. Porém, não dá pra dizer o mesmo de outras.

A similaridade existe. Em todos os casos os usuários - e as empresas - querem um espaço para demonstrar suas ideias, histórias pessoais e/ou profissionais, e interagir com outras pessoas - ou clientes.

Mas nem sempre isso deve ser feito da mesma forma. Até porque as redes sociais possuem diferenças simples como faixa etária média, objetivo e tipo de mídia predominante compartilhada pelos usuários.

Fazendo uma analogia, é como se você tivesse que promover seu negócio em diferentes mídias como televisão, rádio, jornal ou revista. Você não utilizaria a mesma linguagem em todos os casos, certo?

Nas redes sociais, acontece o mesmo. Não pense em promover conteúdo ou produtos nas redes sociais, e sim no Facebook, Twitter, Instagram, etc. Pense separadamente, pois utilizar um termo para resumir todas as possibilidades pode custar caro!

Abaixo, vamos mostrar algumas particularidades de 7 redes sociais em que a Resultados Digitais tem um perfil ativo, e demonstrar como fazemos para diferenciar uma rede de outra.

eBook: Gestão de mídias sociais

Saiba como definir uma estratégia para sua empresa e aprenda a gerar resultados com as redes sociais

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Facebook

Facebook Logo

O Facebook é a rede social mais popular do planeta. Só em solo brasileiro, a rede engloba 90% da população que tem acesso à internet. Ou 90 milhões de pessoas para ser mais exato.

As atualizações na timeline do Facebook são dinâmicas. Cada usuário recebe um tipo de conteúdo de acordo com o que ele mais curte ou acessa. É assim que o Facebook julga mostrar o conteúdo mais relevante para cada tipo de usuário, utilizando um poderoso algoritmo capaz de absorver informações sobre a navegação de cada pessoa.

Por isso, nem sempre visualizamos todas as publicações de determinadas páginas. Recebemos as atualizações das páginas que mais interagimos.

Com esse algoritmo que molda a timeline de cada usuário, o Facebook torna-se uma rede social em que a qualidade supera a quantidade. Ou seja, é recomendado que as publicações sejam o mais relevante possível, e moderadas na quantidade.

Para saber como tirar mais vantagem do Facebook para seu negócio, leia o post "7 dicas simples e efetivas para aumentar o alcance orgânico no Facebook".

Como usamos na RD

https://www.facebook.com/resultadosdigitais

Publicamos todos os novos posts deste blog e do blog Agências de Resultados em nossa página no Facebook. Alguns dos posts são republicados ao longo do tempo, mas sempre tomamos o cuidado de mudar a descrição ou a imagem desse link. Ou seja, mesmo sendo o mesmo conteúdo, mudamos alguns elementos da oferta. Isso faz com que os posts não pareçam repetidos e também nos dá a possibilidade de executarmos alguns testes para descobrir, por exemplo, qual imagem, horário ou descrição entregam melhores resultados.

Também publicamos os lançamentos de materiais ricos, cases de sucesso, imagens com frases motivacionais, novidades sobre nossos eventos e outras atualizações. A média é de 5 posts por dia.

Twitter

Twitter Logo

O Twitter é a popular rede dos 140 caracteres. É uma rede social de natureza imediatista, caracterizada por atualizações sobre fatos que estão acontecendo em tempo real. É considerada também uma segunda tela, uma vez que os usuários frequentemente a utilizam para comentar o que está passando na televisão, como noticiários, reality shows, jogos de futebol, premiações e outros programas.

A prioridade do Twitter é mostrar o que está acontecendo nesse exato momento, até mesmo pelo fato de o feed ser atualizado de forma cronológica. Mesmo assim, é uma rede social que pode gerar bastante tráfego para qualquer empresa, até mesmo as que não possuem esse caráter de informações de “última hora”, como é o próprio caso da Resultados Digitais.

Com as opções de compatilhar posts (retweets), mencionar outros perfis em uma atualização e responder usuários, é também uma importante ferramenta de relacionamento com a audiência.

No post "Twitter para empresas: dicas para fazer (e para não fazer) em 140 caracteres", falamos de boas práticas para você usar corretamente a rede social em seu negócio.

Como usamos na RD

https://twitter.com/resdigitais

Publicamos todas novidades de nossos blogs e todos os lançamentos de materiais ricos. Em algumas ocasiões, também retweetamos menções à Resultados Digitais e posts feitos no twitter do RD Station, nosso produto.

Diferentemente do Facebook, costumamos tweetar alguns posts mais de uma vez. As publicações são agendadas com antecedência pelo RD Station e programadas em intervalos de tempo pré-determinados.

Construímos uma grade de horários de postagens para não poluírmos a timeline dos nossos seguidores com informações muito repetidas. De quebra, conseguimos medir o resultado da estratégia e identificar quais são os horários em que há mais engajamento social. A média é de 7 a 8 tweets por dia.

Google+

Google Plus Logo

A rede social do Google acabou não se popularizando como o planejando. Lançada em 2011, pela proposta que tem acabou batendo de frente diretamente com o Facebook.

É difícil encontrar uma empresa que possua mais engajamento ou que gere mais tráfego a partir do Google+ do que do Facebook, por exemplo. Mesmo assim, é interessante ter a presença na rede.

Um dos melhores motivos é por simplesmente ser a rede social do Google, o que significa que as postagens no Google+ são indexadas nos resultados de pesquisa muito antes do que as de outras redes sociais.

Como usamos na RD

https://plus.google.com/+ResultadosdigitaisBr

No Google +, publicamos alguns posts e materiais da Resultados Digitais. Porém, costumamos postar com menos frequência, tendo em vista que o canal não tem gerado tráfego o suficiente.

Gostamos de manter presença nessa rede social, mas não é nossa prioridade. A média é de 1 post por dia.

LinkedIn

LinkedIn Logo

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo. Se assemelha bastante com as redes de relacionamento, mas a diferença é que o foco é o networking profissional. Ou seja, em vez de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias.

É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.

Em 2015, atingiu a marca de 21 milhões de usuários no Brasil. Se sua empresa ainda não está no Linked In, considere mudar essa situação. No post “8 dicas para decolar sua Company Page no LinkedIn”, mostramos como você pode tirar o melhor proveito da rede.

Como usamos na RD

https://www.linkedin.com/company/resultados-digitais/

O que temos que ter em mente quando publicamos uma atualização no Linked In, é que o público que irá consumir essa informação está conectado na rede puramente para fins profissionais, e não divide sua atenção com atualizações de entretenimento ou de cunho pessoal, como é no Facebook ou no Google+, por exemplo.

A company page da Resultados Digitais é atualizada sempre que um novo post (como esse) é publicado no blog. Nossa intenção na rede é publicar nossas dicas de Marketing Digital para os profissionais que estão conectados conosco. Publicamos menos conteúdo que o Facebook, mas também republicamos alguns artigos e materiais mais antigos. A média é de 3 posts por dia.

Youtube

youtube-logo

O Youtube é a rede mais popular de streaming de vídeo. Tem mais de um bilhão de usuários, número que corresponde a quase um terço de todos os usuários da Internet.

Apesar de a intenção do Youtube ser a de veiculação de vídeos, o site não deixa de ser uma rede social, uma vez que você pode com sua conta do Google interagir com outras pessoas, seguir canais e escrever comentários.

Confira no post "Youtube: 12 dicas matadoras de SEO para seus vídeos" como você pode aumentar a relevância de seu canal.

Como usamos na RD

https://www.youtube.com/user/ResultadosDigitaisBr

Utilizamos nosso canal do Youtube para publicar palestras apresentadas em eventos (como o RD Summit e o RD On The Road), vídeos institucionais e o RDicas, nossa série de vídeos curtos sobre Marketing Digital.

Também utilizamos o Youtube para realizar a transmissão ao vivo de nossos Webinars, e deixamos disponíveis para serem visualizados após o encerramento.

Instagram

Instagram - Logo

O Instagram é outra rede social bastante popular entre os usuários. As principais particularidades é que é uma rede feita para ser utilizada por dispositivos móveis, e que só aceita conteúdo visual nas publicações. Começou com fotos, mas há algum tempo já comporta também vídeos de até 15 segundos de duração.

Em 2015, o Brasil atingiu o número de 29 milhões de usuários no Instagram, o que faz com que o nosso país seja o segundo maior público do Instagram, atrás apenas dos Estados Unidos.

No post “Quando e como investir em Marketing no Instagram” falamos sobre algumas boas estratégias para que sua empresa utilize a rede social da maneira mais adequada.

Como usamos na RD

http://instagram.com/resdigitais

A intenção do perfil do Instagram da RD é fortalecer a nossa identidade. Por isso, postamos fotos de bastidores, de nosso dia a dia, de nosso time, de nosso escritório, etc.

Não costumamos divulgar posts e materiais ricos no Instagram, pois geralmente utilizamos a rede mais para branding do que para gerar Leads ou tráfego. As exceções aconteceram quando promovemos um post sobre o RD Summit para alavancar a venda de ingressos e quando promovemos um post sobre nossas promoções da Black Friday, dessa vez sim com o intuito de gerar Leads.

Aliás, se você busca saber mais sobre como promover anúncios no Instagram de forma efeciente, cofira o post “Como anunciar no Instagram Ads: O passo-a-passo completo”.

SlideShare

SlideShare-logo

O Slide Share é uma rede social de apresentações. É um espaço otimizado para hospedar slides que serviram como base para palestras, portfólios ou quaisquer documentos que funcionam nesse formato, como eBooks, por exemplo.

É mais do que um site de hospedagem de apresentações pois permite criar perfis, seguir perfis e interagir com outras pessoas por meio de comentários.

Como usamos na RD

http://pt.slideshare.net/resultadosdigitais

Publicamos alguns slides de palestras apresentadas em nossos eventos, como no RD Summit ou RD On The Road.

Também já utilizamos a rede para publicar os slides de alguns webinars que transmitimos e também a prévia de alguns materiais ricos, sempre direcionando o usuário para o link de download do material completo.

Outras redes sociais

Acima, citamos 7 redes sociais em que nós da Resultados Digitais utilizamos para diferentes objetivos. No entanto, há outras redes que estão disponíveis e que possuem ótimos resultados para outros tipos de negócio, como:

  • Snapchat: O aplicativo preferido do público jovem. Nos Estados Unidos, já é a rede social mais popular entre a população.
  • Pinterest: Ferramenta visual onde você pode encontrar ideias criativas para todos os projetos de seu interesse.
  • Tumblr: Plataforma em formato de blog, onde os usuários publicam textos, imagens, vídeos, links, citações e áudios. Foi aqui que o caso do vestido azul e preto (ou branco e dourado) começou a viralizar.
  • Periscope: Dos mesmos criadores do Twitter, é altamente usado para transmissões em tempo real de eventos, fatos e notícias. É uma transmissão pura e ao vivo, sem edições.

O segredo é pensar em uma estratégia diferente para cada rede social. Isso não significa que você não deve automatizar tarefas como posts automáticos e agendamentos (como fizemos com o RD Station, por exemplo), mas de pensar que cada rede possui uma linguagem diferente.

Unir esses diferente objetivos é um fator que deve diferenciá-lo. Compartilhe conosco nos comentários quais são as suas estratégias para tirar o máximo proveito nas diferentes redes sociais!

Flaubi Farias

Flaubi Farias

Quem escreveu este post

Jornalista, comunicador e digital marketer com mais de 10 anos de experiência no mercado. Especialista em marketing, conteúdo e inovação e ex-head de conteúdo na Resultados Digitais. Desde março de 2021 é head de Marketing da Xerpay.

Veja também

Marketing
Assessoria de imprensa: o que é, como fazer e como contratar [BÔNUS: dicionário do jornalismo]
Marketing
Saiba os tamanhos de imagens ideais para Instagram e Facebook
Marketing
Marketing Digital para marketplace: qual a melhor estratégia?