Agência de Marketing Digital: 5 lições da Surfe Digital para se tornar relevante no mercado

O mercado de Marketing Digital pode ser desafiador para as agências; inspire-se na trajetória da Surfe Digital e confira 5 dicas para ganhar relevância no mercado

Isa Mendes
Isa Mendes19 de julho de 2023
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

A Surfe nasceu em 2013 a partir de um sonho do Marcelo, meu sócio. Ele sempre acreditou muito no digital como futuro do marketing e a gente começou a agência com 3 pessoas: eu, ele e um desenvolvedor.

Atendíamos 10 clientes nessa configuração na agência. Foi quando começamos a sentir necessidade de contratar mais pessoas e de fato expandir nossa operação.

Ao longo dessa jornada de agência, nem sempre as coisas foram fáceis. Em 2014, a Surfe quebrou, e isso fez com que a gente precisasse se reinventar. Um passo importante que demos foi avaliar tudo o que havia acontecido sem vaidade ou desculpas que tirassem de nós a responsabilidade. 

Começamos a estudar atentamente o histórico para entender onde falhamos, e concluímos que o que precisava mudar era principalmente o modelo de negócio e a forma como fazíamos gestão. 

A partir daí, conseguimos traçar um novo plano.

Dos 10 anos de existência da Surfe, 8 são dentro do Programa de Parcerias da RD Station. Ao longo desse tempo de parceria, vimos nossa realidade se transformar.

Hoje a Surfe é uma empresa Top Tier (agências que fazem parte dos níveis mais altos do programa de parcerias) que influencia outros parceiros, contribui e produz conteúdo, visando crescimento e aumento de maturidade do ecossistema de Marketing Digital do Brasil.

Assista abaixo ao case em vídeo da Surfe Digital:

De agência para agência: 5 lições para quem está começando uma agência de Marketing Digital

Nesse processo, aprendemos 5 lições valiosas para ser relevante no mercado de Marketing Digital:

1 - Tenha metas claras

Ter metas claras nos ajudou a direcionar a construção do futuro. O que você quer para sua agência nos próximos 3 anos? Fatie as suas metas em metas menores.

Diariamente, olhe para sua meta da semana. Quinzenalmente, olhe para sua meta do mês. Mensalmente, para a meta do trimestre e do ano.

2 - Use de maneira inteligente todos os recursos que você tem agora

O que posso fazer, com o que tenho agora, para bater a meta da semana? Uma dica aqui é acionar todos os seus contatos. Essa é a forma mais fácil de conseguir a sua primeira lista de emails.

Dentro do Programa de Parcerias da RD, é possível ter apoio da equipe que é dedicada às agências integrantes do programa (os farmers) e também podemos usar os materiais whitelabel que ajudam muito no início da jornada.

3 - Monitore os resultados

O segredo é escolher poucos e bons indicadores. Para mim, é indiscutível que a gente acompanhe diariamente a geração de Leads e semanalmente as metas de vendas

Os números são os melhores amigos do dono da agência, pois eles vão dizer a verdade, mesmo que você não goste.

4 - Faça marketing para a sua agência

Se eu pudesse te dar uma única dica é: faça pela sua agência muito mais do que você faz para o seu maior cliente, pois ela é o melhor lugar para você aprender, testar e evoluir na sua jornada. O que fez a Surfe quebrar em 2014 foi não ter um processo de aquisição de clientes e uma receita previsível. Mas, uma vez que erramos, não vamos errar mais.

Temos a sorte de vender marketing, já que isso traz uma obrigação de também fazer marketing para a própria agência. E temos outra vantagem: podemos empacotar os aprendizados e transformar em cases para trazer mais clientes, ofertas para aumentar o portfólio e laboratório para treinar a equipe.

5 - Faça parte de um ecossistema que te ajude a crescer

Uma das principais vantagens de fazer parte do Programa de Parcerias da RD Station é conseguir trocar com iguais. Estamos num momento de outro ponto de virada, de amadurecer mais ainda, então ter esse ciclo de empreendedores e donos de agências juntos, nos ajuda a conseguir tracionar muito mais rápido.

Acredito muito que em comunidade a gente é mais forte. Para a Surfe, entendemos que estar num ecossistema é extremamente valioso, não só para apoiar as pessoas com a nossa própria trajetória, mas também para ter apoio de pessoas que já passaram pelo mesmo que nós. 

O meu conselho para quem também está nessa jornada de agência é: Se você quer construir operações de marketing cada vez mais focadas em business performance, em resultados, marketing e vendas, crie suas conexões, aproxime-se das pessoas, sempre com dignidade.

Inspire-se em quem já percorreu o caminho, mas faça algo autêntico, único para sua agência. A troca é muito valiosa.

Qual é o cenário atual da Surfe Digital

Hoje, o nosso cenário é de crescimento: o primeiro grande salto foi mudar de um negócio com receita pontual para um negócio de base recorrente, que também foi quando tivemos um crescimento de 900% da receita

Quando a Surfe nasceu nós fazíamos sites, hotsite e jogos corporativos. Esse modelo trazia para nós pouca previsibilidade de receita, afinal nosso faturamento vinha de projetos pontuais. Mudamos o modelo de negócio e passamos a ter clientes recorrentes tanto na operação de Outsourcing Marketing e Vendas quanto na entrega e manutenção de sites.

Ao longo do tempo, conseguimos aumentar o quadro de colaboradores tendo aproximadamente 100 pessoas trabalhando conosco, entre profissionais diretos e indiretos. 

Outro marco importante foi crescer em 10x o ticket médio. Além de crescer no volume de clientes, também melhoramos a qualidade de receita vindo desses clientes.

A gente sonhou que um dia iria faturar R$ 1 milhão. Hoje, a gente fecha contratos milionários. O sonho quando a gente vendia por R$ 2.000 era “nossa, será que um dia a gente vai faturar 1 milhão?” 

Então, para nós, o dinheiro é um feedback. Quando alguém escolhe fechar contratos com a Surfe dessa magnitude, para mim, é um reconhecimento de que estamos acertando no caminho.

Quer saber como o Programa de Parcerias pode te ajudar a crescer, assim como a Surfe? Fale com um de nossos consultores, basta clicar abaixo para saber mais!

Conheça o programa RD Station Partners
Isa Mendes

Isa Mendes

Veja também

Marketing
Veja 11 exemplos de Landing Pages com taxas de conversão de até 96% e confira um passo a passo para criar as suas
Marketing
Do campo para a internet: Como o Marketing Digital pode ajudar o agronegócio
Marketing
Facebook Ads ou Google Ads: por onde começar a investir em mídia paga?