KPIs de Email Marketing: 10 indicadores que você deve medir para avaliar a sua estratégia

Um KPI de Email Marketing é capaz de fornecer insights para melhorar o desempenho das suas campanhas, mas é necessário definir os indicadores certos para sua estratégia

Hubify
Hubify21 de setembro de 2022
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Toda e qualquer ação de Marketing Digital é capaz de fornecer insights e resultados, além de determinar o nível de interação do público-alvo em relação a ela. São esses fatores que tornam as estratégias digitais tão importantes, concorda?

Assim acontece com a nutrição por email, afinal, para que a estratégia seja bem-sucedida, é primordial acompanhar o desempenho das ações e monitorar o comportamento dos Leads desde o início.

Por esse motivo, o KPI de Email Marketing é fundamental para compreender mais sobre suas campanhas. Ele nos ajuda a captar Leads qualificados e construir um relacionamento consistente com essas pessoas, de modo a conduzi-los até a conversão.

Quer saber como os indicadores podem orientar suas campanhas com maior assertividade e encontrar gaps e oportunidades de melhoria? Acomode-se e aproveite a leitura!

Guia Definitivo do Email Marketing

Entenda como diferentes tipos de email podem alcançar diferentes objetivos para sua empresa: Newsletters, emails promocionais, automação de Marketing, email transacional... Descubra como cada um desses emails se encaixa dentro de uma estratégia de Marketing Digital.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que são KPIs de Email Marketing?

Os KPIs de Email Marketing nada mais são do que os números que traduzem os resultados de todas as ações dessa estratégia, sabia?

Ou seja, desde o momento do disparo, os emails produzem dados e informações que demonstram como eles chegam ao destinatário e como essas pessoas interagem com o conteúdo, por exemplo.

Por que precisamos acompanhar os KPIs de Email Marketing?

Um KPI de Email Marketing sozinho não faz milagre! Aqui, por mais valiosos que sejam os números, eles não são decisivos em uma estratégia digital quando são analisados de forma isolada.

Portanto, é essencial ter uma visão analítica para entender os números dentro de um contexto, de modo a interpretar o que os resultados estão mostrando em relação ao sucesso ou aos gaps das ações.

Além disso, fazer esse monitoramento de maneira contínua é fundamental. Isso ajuda a perceber se a estratégia segue sendo bem-sucedida ou se houve algum problema, como queda ou estagnação dos resultados.

Resumidamente, acompanhar os KPIs de Email Marketing é o que fará sua equipe entregar o conteúdo ideal ao mailing, focado na persona.

>> Clique aqui e conheça todas as funcionalidades de Email Marketing do RD Station Marketing e assista a uma demonstração

Quais são os principais KPIs de Email Marketing?

Agora que já vimos o que são os KPIs de Email Marketing e qual a importância desses indicadores, chegou o momento de verificar quais são os principais KPIs. Acompanhe!

1. Taxa de abertura de email

Quer saber se os destinatários estão abrindo os emails enviados em suas campanhas? Então, você precisa acompanhar a taxa de abertura de email!

Esse KPI de Email Marketing também é conhecido como Open Rate e indica o número de emails abertos em comparação a quantidade de disparos realizados.

A taxa de abertura é um KPI que mostra se seus emails são interessantes a ponto do Lead abri-lo para ler a mensagem. Portanto, é uma forma eficaz de descobrir se seus assinantes ainda têm interesse no que você tem a oferecer.

Desse modo, ter boas linhas de assunto e pré-header é essencial. Afinal, são estes itens que vão incentivar os usuários a visualizarem seu email.

2. Taxa de abertura em dispositivo móvel

Você sabia que é preciso adaptar os seus emails com o intuito de favorecer a leitura do conteúdo em dispositivos móveis?

Se a sua taxa de abertura em smartphones ou tablets está muito baixa, isso pode ser um sinal de que os destinatários não estão tendo uma boa experiência de leitura dos seus emails nesses dispositivos.

3. Taxa de cliques

Também conhecida como Click Through Rate (CTR), a taxa de cliques é um KPI de Email Marketing que demonstra quantos dos seus Leads clicaram em um link inserido no conteúdo.

Esse link pode redirecionar o usuário para produtos no ecommerce, blogposts, Landing pages, entre outros.

Essa é uma métrica diferente da taxa de abertura, percebeu? Enquanto a taxa de abertura aponta o número de destinatários que abriram o seu email, a taxa de clique serve para mostrar as pessoas que clicaram em links contidos nesse email. 

No entanto, você pode usar os dois KPIs juntos para analisar sua estratégia. Por exemplo, se a sua taxa de abertura foi alta e a taxa de cliques mais baixa, isso pode significar que houve uma desconexão, ou que o Lead não ficou satisfeito com o conteúdo do email. 

4. Taxa de cliques por email abertos

O objetivo desse KPI de Email Marketing é muito parecido com o que citamos acima. Entretanto, aqui a relação se dá entre os cliques nos links inseridos nos emails e o total de emails abertos.

Esse indicador é muito importante para emails marketing de ecommerce, por exemplo. Nesses casos, ao clicar em um link, o destinatário do email pode ser imediatamente direcionado para a página de venda.

5. Taxa de conversão

A taxa de conversão é um KPI que pode (e deve) ser adicionado em sua estratégia, afinal, conferir se seus Leads estão realizando as ações desejadas nas campanhas é imprescindível. 

A taxa de conversão mede quantos dos Leads clicaram em um link ou fizeram algum tipo de ação, como preencher um formulário. Caso você perceba que os índices estão baixos — ou seja, que não estão convertendo — saiba que isso pode influenciar em todas as etapas do seu funil de vendas.

Isso pode ocorrer porque a conversão depende de aspectos como:

  • assunto do Email Marketing;
  • conteúdo relevante para a persona;
  • CTA claro e bem posicionado.

Acompanhar a taxa de conversão é fundamental para entender o que está funcionando ou não nas campanhas. Além disso, a realização de testes A/B pode identificar o que tem resultado mais positivo e auxilia nas mudanças necessárias.

Ferramenta de Benchmarking de Métricas de Email Marketing

6. Taxa de rejeição

Dos emails que foram enviados em um disparo, você sabe quantos deles não foram entregues aos destinatários? São diversos fatores que podem influenciar no resultado, como endereços que já não existem, problemas temporários na entrega  e até caixa de email cheia.

Monitorar a taxa de rejeição, ou bounce rate, mostra endereços que podem ser removidos da sua lista, o que é mais positivo para evitar problemas com spam. 

Qual é a taxa de rejeição ideal? O recomendável é que o número fique em cerca de 2%.

7. Taxa de cancelamento de inscrição

Há muitas pessoas se descadastrando na sua base? Então isso é um sinal de que é preciso reavaliar sua estratégia! A taxa de cancelamento de inscrição é um KPI de Email Marketing que indica o desinteresse dos Leads nos conteúdos enviados.

Os contatos que cancelaram a inscrição e que não querem mais receber seus emails podem ter uma série de motivos para isso, como a frequência de envio de suas campanhas ou o Lead pode ter resolvido o problema inicial, e até optou pela concorrência.

8. Emails marcados como spam

Uma das principais razões para que isso aconteça é que nem sempre os destinatários concordaram em receber tais emails, sabia? Por esse motivo, a primeira regra é: nunca, em hipótese alguma, compre listas de emails

Outros motivos comuns para suas mensagens serem marcadas como spam são a falta de clareza no email, assuntos mal-elaborados ou disparos em massa. 

9. Taxa de encaminhamento

A taxa de encaminhamento é um KPI que mostra quantos dos emails enviados foram encaminhados pelos destinatários para outras pessoas.

Acompanhar esse indicador é importante para que a empresa saiba que tipo de conteúdo costuma gerar essa ação. Assim, você poderá usar essa estratégia para que seus conteúdos alcancem ainda mais pessoas.

10. Retorno sobre o investimento

O Retorno sobre o Investimento, ou Return on Investment (ROI), é um KPI de Email Marketing que mostra o quão rentável a sua campanha é.

O cálculo desse indicador é feito a partir da relação entre o dinheiro investido nas ações de Email Marketing e o dinheiro obtido das vendas motivadas por esses emails.

Considerações finais

Os KPIs de Email Marketing são simplesmente indispensáveis para uma estratégia de sucesso. Para que sua campanha tenha êxito é preciso que a sua equipe tenha capacidade analítica para monitorar os resultados e, com base neles, saiba avaliar cenários, sugerir melhorias e solucionar problemas.

Somente dessa maneira os objetivos podem ser conquistados, a partir de mais vendas, conversões e tráfego.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também um estudo da RD com melhores dias e horários para enviar campanhas de Email Marketing!

PDF - Estudo RD Station: Melhores dias e horários para enviar campanhas de Email Marketing

Baixe aqui a apresentação que reúne todos os gráficos e o resumo do estudo completo!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Hubify

Hubify

Veja também

Marketing
Copy de Anúncios: como criar textos que convertem e como a ferramenta de IA da RD Station melhora seus resultados
Marketing
MVP: como usar esse conceito para validar uma ideia e crescer com o feedback do mercado
Marketing
Saiba o que é e veja dicas de como fazer uma boa gestão de conflitos na sua empresa