JTZ Motors: como a empresa descobriu a melhor forma de converter e multiplicou suas oportunidades de vendas

A JTZ pensava que mídia paga era o caminho mais rápido para gerar resultados, mas com o plano Advanced do RD Station Marketing, descobriu que uma estratégia digital focada em Inbound Marketing é mais barata e saudável.

Letícia França
Letícia França5 de julho de 2024
Curso de Marketing Digital: Inscreva-se!

A JTZ Motors é uma das maiores fabricantes de motocicletas do país, e representa as marcas Suzuki e Kymco Motos no Brasil. 

Neste artigo, entenda como a empresa saiu de uma lógica de apostar apenas em mídia paga, para investir em uma estratégia sustentável, focada em atrair e converter clientes por meio do Inbound Marketing.

Entenda a dor da JTZ Motors

Quando Norton Hobus, Gerente de Marketing e CRM da JTZ Motors, chegou no time para desenvolver a estratégia digital da Suzuki Motos, encontrou um oceano azul de possibilidades. Pois, a empresa estava presa ao modelo tradicional de vendas, e sua comunicação se resumia a panfletos, limitando o alcance da marca e a geração de Leads para o negócio.

Além disso, não havia um direcionamento estratégico da matriz. Assim, cada filial ficava responsável por pensar e executar suas próprias ações de Marketing. Isso deixava a empresa sem saber quais canais eram mais eficazes e de onde vinham as oportunidades. 

Outra dor latente da JTZ Motors era a falta de visibilidade de dados, pois as concessionárias não justificavam as ações. E isso dificultava a comprovação dos resultados e do orçamento de Marketing.

Diante deste cenário, Norton enxergou a oportunidade de promover uma transformação digital na empresa, adotando uma estratégia multicanal para alcançar um público que antes seria impossível, sem fazer altos investimentos.

Um dos grandes diferenciais do plano Advanced, foi o fato de conseguirmos unir tudo em um só lugar, e entendermos quanto de dinheiro entra e sai de cada canal. É isso que o CEO quer ouvir.

Norton Hobus, Gerente de Marketing e CRM da JTZ Motors

O que impulsionou a transformação digital na JTZ

Antes de implementar o RD Station Marketing, as oportunidades se concentravam majoritariamente no offline. Além disso, a verba de Marketing era distribuída entre as concessionárias, que não operavam com métricas definidas.  

Isso gerava uma grande dificuldade em saber por quais canais vinham as oportunidades e como calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Assim, o primeiro passo da JTZ Motors foi centralizar a operação e conectar todas as concessionárias, por meio de um direcionamento estratégico. Com isso, foi possível acompanhar os canais de aquisição, criar campanhas periódicas de Email Marketing e divulgar os novos lançamentos da marca.

Quais funcionalidades do RD Station Marketing foram essenciais para a transformação digital na JTZ?

Para inserir a JTZ Motors no contexto digital, Norton optou pelo plano Advanced do RD Station Marketing, que possui funcionalidades como:

  • Lista inteligente: para saber quais os Leads mais propensos a comprar e trabalhar com uma audiência bem segmentada.
  • Gerenciador de campanhas: para acompanhar os resultados das campanhas de forma centralizada e entender quais canais performavam melhor.
  • Dashboards personalizados: para ter mais informações sobre os Leads e acompanhar seu desempenho ao longo da jornada.
Lista Inteligente de Leads no plano Advanced do RD Station Marketing da JTZ Motors.

Se você também quer saber como transformar a geração de Leads da sua empresa, de forma automatizada e orientada por dados, conheça o plano Advanced do RD Station Marketing.

Benefícios da transformação digital na JTZ Motors

Além de sair de um cenário de imprevisibilidade, a JTZ Motors aumentou sua presença nas redes sociais, passou a usar mais canais de aquisição e descobriu quais canais convertem melhor.

Antes, investiam todo o orçamento de Marketing em mídia paga, sem direcionamento estratégico. Porém, perceberam que a jornada de compra era muito longa e o investimento não tinha um bom retorno. 

Com isso, viram que a maior demanda vinha do orgânico. E mesmo não tendo uma estratégia de Inbound Marketing, as ações pontuais traziam Leads mais aquecidos e preparados para comprar.

Com o RD Station Marketing, o Marketing teve mais visibilidade da jornada desse Lead e o time de Vendas passou a ter seu histórico com informações essenciais sobre ele.

A análise de dados também melhorou bastante, já que o plano Advanced permite a criação de modelos personalizados de dashboards, além de contar com modelos prontos e fáceis de entender.

Não adianta você ter uma infinidade de gráficos interativos e coloridos, se você não consegue extrair os dados que precisa, e conectá-los para gerar insights para o negócio. Todas essas análises de negócio só são possíveis se tivermos um sistema muito bem integrado.

Norton Hobus, Gerente de Marketing e CRM da JTZ Motors

Quais foram os resultados da transformação digital na JTZ?

Para Norton, conseguir provar que o investimento em Marketing vale a pena foi um dos melhores resultados. O movimento feito entre março de 2023 a março de 2024, com a melhoria do orçamento, o entendimento dos melhores canais e mais presença no digital, levou ao crescimento exponencial da marca. 

Além disso, ele destaca que, muito mais que números, o impacto qualitativo foi primordial, por conseguir entregar resultados com clareza para a diretoria.

“Antes o nosso número de oportunidades era uma média de 1.100 por mês e hoje pulou para 20.000. Além disso, nós conseguimos entender por qual canal chegavam mais oportunidades. O que antes acreditávamos vir de mídia paga, entendemos que vinham do orgânico.”

Hoje, com o plano Advanced na rotina de Marketing da JTZ Motors, nenhum Lead fica sem atendimento. 

Seu negócio também precisa de uma transformação digital? Veja como o plano Advanced pode apoiar você e ajudar a alcançar grandes resultados, agendando uma demonstração gratuita.

Letícia França

Letícia França

Quem escreveu este post

Letícia França é Copywriter no time de Marketing do Produto da RD Station. É formada em Publicidade e Propaganda e tem mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo e narrativas para produtos.

Veja também

Marketing
Saiba o que é Automação de Marketing e como fazer na prática
Marketing
Marketing Dashboard: o que é, principais tipos e 7 métricas que você precisa acompanhar
Marketing
Panorama de Marketing 2024: quais os principais insights para guiar a estratégia da sua empresa