Hangouts On Air: como preparar para sua empresa (e gerar o link antecipadamente)

Nayara D'Alama
Nayara D'Alama8 de maio de 2014
Panoramas de Marketing e Vendas 2024

Sua empresa vai lançar um novo produto ou serviço? Quer receber feedbacks e entender o que seus clientes pensam de um assunto específico? Apresentar um webinar? Fazer um bate-papo com um especialista? E você já pensou em fazer tudo isso com vídeos ao vivo e permitir a interação do seu público? A ferramenta Hangout On Air do Google permite tudo isso. Vamos ver como? Há alguns meses escrevi um post sobre as vantagens que o Google+ pode oferecer para o seu negócio. Apesar de alguns ainda negligenciarem a rede, vemos oportunidades interessantes nela. Como os Hangouts On Air, vídeos transmitidos ao vivo no seu canal do Google+ e no Youtube, que permitem trabalhar com um conteúdo diferenciado e incentivar a participação do público. Aqui na Resultados Digitais já usamos a ferramenta para vários objetivos: apresentar webinars ao vivo, conversar com clientes e obter feedback do nosso software (o RD Station) e oferecer "training days" ao vivo para eles. Usando a imaginação você vai ver que muita coisa pode ser feita! ;)

Como preparar seu Hangout On Air

Vamos considerar que o primeiro passo você já fez: criar uma página no Google+ para a sua empresa e vincular seu canal do Youtube. (Se você ainda não tinha um, será criado automaticamente um novo canal para a sua página). Após isso, no menu principal da sua página, entre na seção Hangouts:

Como criar um hangout on air - passo 1

 

Como criar um hangout on air - passo 2
Como criar um hangout on air - passo 3
Como criar hangout on air - passo 4

Após isso, aperte o botão "Start a Hangout On Air". Ele vai levar para uma janela de criação do evento ao vivo. Isso permite que você gere a URL da transmissão com antecedência, o que permite enviar para seu público e divulgar o evento com tempo. Preencha as informações e informe o dia e horário da transmissão (que também pode começar imediatamente). No quadro de escolha da audiência, você tem duas opções: deixar público ou escolher pessoas e círculos específicos que poderão acompanhar a transmissão. No segundo caso, essas pessoas receberão emails as convidando para o evento. Quando o evento for publicado, teremos uma tela assim, que seu público poderá acessar e esperar pelo início do Hangout: Se o evento for aberto, as pessoas também poderão acompanhar pelo Youtube. Convide outras pessoas para a conversa A ferramenta permite até 10 pessoas entrarem na conversa e aparecerem no vídeo.  Esse formato de bate-papo ao vivo é interessante para entrevistas, mesas-redondas ou mesmo para chamar seu público para participar. Após pressionar o botão para iniciar o hangout você pode inserir os emails ou círculos que quer que participem do vídeo: Depois é só clicar em "Start broadcast" e sorria: você está ao vivo! Caso tenha criado o evento horas ou dias antes da transmissão, não se preocupe. Você pode fechar a página do evento e ela ainda estará quando você logar novamente na sua conta do Google+. Se ele for público, aparecerá como uma publicação na sua página. Opção para perguntas e respostas  É possível ativar o aplicativo "Q&A" ao lado do botão de início da transmissão, na página do evento. Isso habilita uma janela lateral no vídeo onde as pessoas podem postar seus comentários e dúvidas e facilita para o apresentador, que tem acesso fácil ao que o público está dizendo. Dicas importantes Para evitar que o seu hangout tenha problemas:

  • Cheque a qualidade da internet no computador da transmissão. Uma queda no meio do vídeo pode ser desastrosa.
  • Se vai convidar pessoas para o bate-papo ao vivo, certifique-se que elas têm o plugin necessário para participar de hangouts. Você pode consegui-lo aqui

Agora eu quero ouvir você: sua empresa já usou os Hangouts On Air? Comente abaixo e conte-nos como foi!

Nayara D'Alama

Nayara D'Alama

Quem escreveu este post

Trabalhou na Resultados Digitais entre agosto de 2013 e setembro de 2019, desenvolvendo diversos projetos nos times de Marketing e de Expansão Internacional.

Veja também

Marketing
Robert Cialdini: saiba tudo sobre o mestre da persuasão
Marketing
Google Imagens: conheça truques para pesquisar imagens no Google
Marketing
Google amplia o prazo da transição total para Mobile First Index