O Facebook anunciou que o Creative Hub, ferramenta que permite criar anúncios para celular, está disponível para toda a comunidade de anunciantes e profissionais de marketing a partir de 29 de novembro de 2016.
De acordo com o comunicado, a ferramenta, anunciada originalmente no Festival de Criatividade de Cannes, em junho desse ano, foi testada por mais de 30 agências de publicidade “para construir uma experiência revolucionária que agora está pronta para toda a indústria”.
Segundo o Facebook, o celular ainda é um meio relativamente novo para anúncios, com formatos e melhores práticas que estão evoluindo rapidamente.
“Também sabemos que as pessoas consomem conteúdo no celular de maneiras fundamentalmente diferentes do que fazem em outras mídias. Dos 111 milhões de brasileiros que acessam o Facebook, mais de 90% o fazem via dispositivos móveis”, apontou a companhia no comunicado.
Essa seria a justificativa para o lançamento do Creative Hub, que de acordo com o Facebook foi desenvolvido em resposta às necessidades da comunidade criativa, que precisava de uma ferramenta para experimentar a criação de conteúdo no Facebook e no Instagram.
Isso inclui a experimentação de novos formatos, visualização de ideias em telas móveis, colaboração interna e compartilhamento de esboços com o cliente.
Possibilidades
O Facebook destacou três possibilidades oferecidas pelo Creative Hub:
1. Procurar inspiração
No site, está disponível uma galeria de inspirações com exemplos de anúncios apropriados para o Facebook e para o Instagram que foram criados por outras marcas e agências utilizando os formatos criativos do Creative Hub.
As amostras incluem:
- Canvas;
- Vídeos;
- Vídeos 360;
- Apresentações Multimídia;
- Carrossel;
- Imagem.
2. Criar e testar
O anunciante pode ver quais formatos estão disponíveis para decidir o que funciona melhor para sua campanha.
Já a ferramenta de pré-visualização permite criar anúncios em todos os formatos disponíveis para Facebook e Instagram. Para acessar, é preciso ter uma conta de usuário do Facebook.
Também é possível salvar mockups, retornando a eles mais tarde, ou, caso a agência possua uma conta de gerenciador de negócios, criar projetos colaborativos compartilhados com a equipe.
3. Ver o trabalho em ação
De acordo com o Facebook, é importante ver o anúncio no ambiente em que o público o vê. Depois de criar os mockups, é possível pré-visualizar seu anúncio como se estivesse em um feed de notícias do Facebook ou do Instagram.
O Creative Hub permite ainda a criação de uma URL para enviar os materiais para outras pessoas do time ou clientes para que eles também possam ver o anúncio rodando em um ambiente de feed para celular.
E você, o que acha dessa nova ferramenta? Deixe sua opinião nos comentários!