WhatsApp Marketing: o que é e como fazer uma estratégia para trazer mais clientes e fazer mais vendas

O WhatsApp oferece múltiplas possibilidades para marcas e empresas de todos os tamanhos, e fica ainda melhor aliado a outras ações de Marketing Digital

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues26 de maio de 2023
Botão de WhatsApp Para Sites

WhatsApp Marketing é a estratégia que utiliza o WhatsApp como canal de marketing para vender seus produtos, serviços e demais soluções. Ela é feita a partir de mensagens personalizadas e individuais, utilizando os recursos disponíveis no aplicativo focado em perfis comerciais, o WhatsApp Business.


Muitas empresas já perceberam que trabalhar com a estratégia de WhatsApp Marketing é um dos melhores caminhos para ampliar sua base de contatos, fechar novas vendas e facilitar a comunicação com possíveis clientes. 

Contudo, existe um erro que a sua empresa não pode cometer: usar o WhatsApp de forma isolada, sem o auxílio de outras ações de Marketing Digital.

“Mas estou usando apenas o WhatsApp para fechar novas vendas e uma vez ou outra consigo um cliente”. E que tal aumentar o seu volume de vendas, tanto no WhatsApp como em outros canais, realizando ações simples?

O intuito deste conteúdo é justamente apresentar uma forma de trabalhar com esse canal junto a outras ações no ambiente digital. Isso pode ser feito por meio das ações de Email Marketing, Redes Sociais ou criação de conteúdo. 

Seguir por esse caminho vai proporcionar benefícios para você e sua empresa como, por exemplo:

  • Otimizar seu tempo;
  • Ampliar o volume de vendas;
  • Garantir vendas recorrentes, sem a necessidade de ficar respondendo a todos os contatos de forma isolada;
  • Criar uma estratégia de crescimento robusta, utilizando a conexão com as demais ações de Marketing Digital.

Você pode criar um planejamento completo que transforma as ações de WhatsApp Marketing no seu principal canal de comunicação personalizado. Mas em paralelo, você continua impactando seus contatos através de outras estratégias utilizadas em conjunto.

Para entender os resultados que você pode conseguir unindo suas estratégias, confira agora o conteúdo completo! E para se aprofundar, clique no banner abaixo e faça o curso gratuito Introdução a WhatsApp para Marketing e Vendas da RD University, com aulas em vídeo ministradas por especialistas da RD Station.

curso-de-introducao-ao-whatsapp-2-1

O que é WhatsApp Marketing?

WhatsApp Marketing nada mais é que a estratégia que utiliza o WhatsApp como canal de marketing para vender seus produtos, serviços e demais soluções. Isso vai desde a captação do contato através de um botão no site até a venda final, passando pelo relacionamento com o cliente em potencial no processo.

Essa estratégia é feita a partir de mensagens personalizadas e individuais, utilizando os recursos disponíveis no aplicativo focado em perfis comerciais, o WhatsApp Business. Ela pode ser feita inteiramente pelo aplicativo, mas traz muito mais resultados para alguns tipos de empresas quando combinada com o uso de outras estratégias de marketing.

Uma estratégia de WhatsApp Marketing pode ajudar a executar diversas ações, como:

  • Responder a perguntas do seu público;
  • Enviar conteúdo de qualidade para gerar novos Leads;
  • Interagir com os usuários de forma automatizada;
  • Coletar feedback sobre produtos ou serviços;
  • Qualificar contatos a partir do interesse de comunicação;
  • Confirmar entregas de produtos;
  • Permitir mais proximidade com Leads e clientes por meio do Marketing e Vendas Conversacional.

>> TUTORIAL: Como identificar a melhor forma de usar o WhatsApp na sua estratégia

Qual a importância da união entre a sua estratégia de WhatsApp Marketing com o Marketing Digital?

Apesar de ser um dos aplicativos que mais utilizamos ao longo do dia, o WhatsApp não é o único. Certamente a sua audiência vai acompanhar várias vezes o feed do Instagram e os emails que chegam na caixa de entrada, só para citar alguns exemplos.

Isso significa que o seu público também pode ser impactado através de outros canais de marketing.

Aliás, o recomendado é que você diversifique ao máximo suas estratégias. É preciso atuar em espaços diferentes para garantir que irá chamar a atenção do seu público da melhor maneira possível.

Ficar em apenas um canal - principalmente no WhatsApp, que é amplamente utilizado para troca de mensagens pessoais - pode ser um risco para sua operação. Há grandes chances das suas mensagens ficarem perdidas em meio a tantas outras se você não diversificar as formas de contato.

Em resumo, fazer essa junção é importante por dois motivos:

  • Garantir que tenha bons resultados com o WhatsApp, utilizando o canal na medida certa.
  • Manter a atenção do seu público em toda a jornada de compra, aumentando suas taxas de conversão.

Sabemos que uma das principais dificuldades para quem utiliza apenas a estratégia de WhatsApp no seu dia a dia é a falta de prática com outros canais.

Mas para resolver esse entrave, você pode recorrer a uma das principais ferramentas de Automação de Marketing do mercado: o RD Station Marketing, que tem funcionalidades intuitivas para começar agora mesmo a investir nas outras ações de Marketing Digital.

Clique no banner abaixo, assista a uma demonstração sem compromisso e entenda como o RD Station Marketing facilita sua estratégia de WhatsApp!

Demo WhatsApp RD Station Marketing

Como fazer uma estratégia de Marketing usando o WhatsApp

Quando falamos de Marketing Digital, logo lembramos que as nossas estratégias são divididas em um funil de vendas com três etapas: Topo do Funil, Meio do Funil e Fundo do Funil.

Para cada uma delas, os seus contatos e Leads estão em um momento diferente da jornada de compra.

Enquanto alguns nem sequer sabem ainda que estão com um problema que sua empresa pode resolver, outros já identificaram que possuem esse problema, sabem quais são as possíveis soluções e podem estar em vias de escolher uma delas.

Trazendo esse conceito para as ações que são realizadas a partir da comunicação com o WhatsApp, fica claro que muitas empresas ainda trabalham de forma isolada e deixam de alcançar metas e resultados ainda melhores em cada estágio do funil.

Os erros passam pelo trabalho focado apenas no WhatsApp, ao invés de utilizar uma estratégia unificada com todas as outras ações.

Veja alguns exemplos dos resultados que você pode obter e quais são os erros que impedem sua empresa de alcançá-los, fazendo essa divisão entre os três estágios do funil.

>> TUTORIAL: Melhores práticas para usar o WhatsApp na estratégia de Marketing

1. Topo do Funil: captar Leads

Utilizando a estratégia de WhatsApp Marketing de forma isolada, provavelmente o seu processo de captura e gestão de Leads é baseado em uma sequência de ações como essa:

  • Receber uma mensagem via WhatsApp;
  • Enviar uma série de perguntas, para captar mais informações;
  • Aguardar cada uma das respostas;
  • Lançar os dados em um documento ou planilha.

Ao unificar suas estratégias, você vai conseguir captar Leads de maneira rápida e de forma automática. Mas qual o erro que impede isso de acontecer hoje?

Você sabia que mais de 86% dos times de Vendas preferem contatar os Leads via WhatsApp? Descubra mais dados como este no Panorama de Marketing da RD Station!

Erro 1: Não usar uma Landing Page ou outro recurso com formulário para capturar para os contatos

No topo do funil, nós temos dois objetivos bem específicos: mostrar que o público possui um problema e gerar novos Leads.

Com a estratégia de WhatsApp Marketing, é possível trabalhar nesse estágio para entregar conteúdos e outros tipos de mídia para os seus contatos, no intuito de educá-los sobre determinado problema. Mas para evitar esse trabalho manual de gerenciamento de informações de cada contato, você precisa utilizar as Landing Pages.

Através delas, você já cria um formulário completo, com todas as informações que precisa receber. Além disso, garante a inclusão desses dados na sua ferramenta de Automação de Marketing, tudo de forma automática.

Além das Landing Pages, também existem outros recursos que podem auxiliá-lo na captação de novos contatos. O Botão do WhatsApp, recurso disponível no RD Station Marketing, por exemplo, trata-se de um ícone flutuante em seu site que permite captar informações dos visitantes que desejam entrar em contato com sua empresa.

Dessa maneira, você pode utilizar outras estratégias de relacionamento, como você verá abaixo, para tornar seus contatos pelo WhatsApp um primeiro passo para vendas futuras.

>> Veja também: 40 exemplos de mensagem de agradecimento ao cliente para usar no WhatsApp da sua empresa

Botão de WhatsApp para sites

2. Meio do Funil: melhorar as taxas de conversão mantendo a comunicação com bases de contatos segmentadas

Personalizar a mensagem para cada contato, de acordo com o momento em que se encontra na jornada de compra, é um passo fundamental no Meio do Funil.

Além disso, é preciso fazer um tipo de comunicação diferente para cada tipo de problema que o seu público possui, principalmente se você trabalha com vários produtos e soluções diferentes, no intuito de melhorar suas taxas de conversão.

Por isso, existe um erro comum que acontece com as empresas que focam apenas no uso do WhatsApp.

Erro 2: Fazer a mesma comunicação para todos os seus contatos

Enviar a mesma mensagem para todos os contatos é um erro grave em qualquer estratégia de marketing. E isso seja pelo WhatsApp ou por qualquer outro canal digital.

Como vimos, alguns já sabem que possuem um determinado problema e que precisam resolvê-lo de alguma forma. Outros, porém, ainda não passaram pelo processo de educação no topo do funil.

Nesse caso, usar só o WhatsApp não permite que você faça segmentações mais avançadas, além de não se comunicar por outros canais. Esse erro pode ser evitado através da funcionalidade de segmentação de Leads da sua ferramenta de Automação de Marketing.

Com ela, você consegue escolher um fator específico ou uma pergunta entre aquelas que estão presentes no seu formulário da Landing Page ou em outros recursos de captação de dados para dividir sua base de contatos em grupos.

Essas divisões vão depender das informações que deseja captar dos seus contatos. Mas percebe que quanto maior o número de contatos, mais trabalho você teria para fazer essa divisão de forma manual?

Não segmentar sua base de contatos é o que separa você de taxas de conversão ainda melhores! Abaixo, veja como é simples criar um fluxo de automação no RD Station Marketing combinando mensagens de WhatsApp e Email Marketing (clique aqui e saiba mais): 

3. Fundo do Funil: armazenar todas as informações para diminuir o tempo de fechamento da venda

Chegamos ao Fundo do Funil. E sim, fazendo a junção das estratégias que vimos até aqui, o resultado mais importante que você pode alcançar é a redução do tempo médio para fechar uma nova venda.

É comum que o time de Vendas se comunique através do WhatsApp com os contatos que já estão na etapa de Fundo de Funil. Mas para garantir esse ótimo resultado para sua operação, é importante que todo o histórico do Lead esteja salvo.

Com todas as informações em mãos, fica muito mais fácil usar gatilhos para fechar novas vendas muito mais rápido.

Erro 3: Não utilizar um CRM conectado com sua ferramenta de Automação de Marketing

Na área de Vendas, um dos motivos para que as negociações demorem para serem concretizadas é a necessidade de validar informações que já tinham sido passadas antes.

Isso significa que um dos erros cometidos é permitir que os vendedores se comuniquem com os possíveis clientes, mas manterem as informações restritas ao WhatsApp. Dessa forma, o gestor não consegue ter visibilidade do andamento das negociações e muitas vezes as mensagens acabam ficando perdidas.

Caso não exista um banco de dados confiável de todos os seus Leads, incluindo a troca de contatos entre sua empresa e cada um deles, fica ainda mais difícil fechar uma nova venda, concorda?

Por isso, além de unir sua estratégia com as demais ações de Marketing Digital, você também pode utilizar um CRM.

É lá que você pode importar todas as informações que conseguiu com o trabalho de Marketing e ainda gerenciar as etapas da sua estratégia de vendas. Isso inclui todas as trocas de mensagens - inclusive as que são feitas via WhatsApp.

Clique abaixo para assistir a uma demonstração de como usar o WhatsApp em conjunto com o RD Station CRM e potencializar o trabalho do seu time de Vendas!

Gere links para WhatsApp em instantes (e de graça!)

Com o Gerador de Link de WhatsApp, você cria seu link para inseri-lo em redes sociais ou demais canais e personaliza as mensagens. Tudo grátis, claro!

Conclusão: quais as possibilidades do WhatsApp Marketing?

Para encerrar este artigo, listamos algumas ações que uma estratégia de WhatsApp Marketing torna possível. Veja só:

  • Relacionamento com clientes e Leads em tempo real;
  • Envio de descontos, ofertas e promoções;
  • Divulgação de conteúdo de valor;
  • Divulgação de conteúdo viral;
  • Impulsionamento de vendas;
  • Listas de transmissão;
  • Humanização da marca;
  • Envio de pesquisas de satisfação;
  • Campanhas relâmpago.

A sua empresa já está aproveitando algumas dessas possibilidades? Se ainda não está surfando essa onda, temos uma dica final.

Depois de conhecer os detalhes que farão a sua empresa de alcançar resultados ainda melhores, expandindo suas estratégias para além do WhatsApp Marketing, esperamos que consiga fazer essa junção com as demais ações de Marketing Digital para alavancar suas vendas.

Para isso, é essencial contar com uma ferramenta de Automação de Marketing que possibilite utilizar várias das funcionalidades diferentes que vimos aqui, da criação de Landing Pages, passando pelo armazenamento das informações de cada um dos seus Leads, seguindo até a parte de segmentações avançadas.

Então, deixe sei email abaixo e comece o seu teste grátis do RD Station Marketing! Você vai poder experimentar a eficiência de recursos como criação de Landing Pages, Botão do WhatsApp e muito mais.

RD Station

Converta mais com o WhatsApp mandando mensagens para seus Leads e agilizando o ciclo de vendas

Vá além do e-mail e impacte seus contatos pelo WhatsApp também: você aumenta muito as taxas de engajamento e acelera a jornada de compra de seus Leads. Faça um teste grátis de 10 dias e veja como você pode usar o RD Station Marketing nessa missão.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post originalmente publicado em novembro de 2020 e atualizado em maio de 2023.

Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

Veja também

Marketing
Web Scraping: Como encontrar insights valiosos analisando os números de qualquer blog
Marketing
Microempresa: saiba o que é, como funciona, como abrir a sua e quais as diferenças para outros tipos de empresa
Marketing
Scrum: veja como funciona e como adaptar o framework para tornar seu time de Marketing mais produtivo