Dia do Consumidor: como planejar essa data e aumentar os resultados da sua empresa

O Dia do Consumidor é a segunda data mais importante do ano para o comércio. Por isso, é importante planejar com antecedência as ações que sua empresa vai colocar em prática.

Lenise Grings
Lenise Grings14 de março de 2024
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

O Dia do Consumidor é a segunda data mais importante do ano para o comércio. Por isso, é importante planejar com antecedência as ações que sua empresa vai colocar em prática.

O Dia do Consumidor é mundialmente celebrado em 15 de março. E se você trabalha com Marketing ou Vendas, não tem mais como ignorar essa data.

Durante a semana, e até o mês, em que a data é comemorada, lojas e ecommerces de todo o país, investem em promoções para atrair clientes e vender mais.

Se você quer saber como aproveitar melhor esta data, continue lendo o artigo e entenda como se preparar para o próximo Dia do Consumidor.

Como surgiu o Dia do Consumidor?

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 15 de março, foi instituído em 1983 por uma Assembleia Geral das Nações Unidas. Mas, no Brasil, esse assunto começou a ter mais relevância após ser sancionada a Lei que colocou em vigor o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, nos anos 90.

Nesse sentido, em 2014, por meio de uma lei, foi oficializado o Dia do Consumidor no Brasil, com o intuito de estabelecer um marco para as relações de consumo. De lá para cá, o varejo brasileiro se apropriou desta data, oferecendo descontos, cashbacks e fazendo campanhas especiais.

Hoje, o Dia do Consumidor já é uma data tão importante para o comércio quanto a Black Friday.

Em 2023, as lojas online tiveram um aumento de 31% nas vendas em relação ao ano de 2022, alcançando 37,4 milhões de faturamento.

Vamos, então, conhecer algumas dicas e melhores práticas para sua empresa comemorar esta data?

4 dicas de planejamento para o Dia do Consumidor

A seguir, separei algumas dicas que podem te ajudar a planejar um Dia do Consumidor que vai trazer bons resultados para o seu negócio.

Envolva o time comercial

O primeiro passo para organizar o Dia do Consumidor na sua empresa é fazer um bom planejamento de todas as ações e campanhas que vão acontecer.

O ideal é que esta etapa comece com até 6 meses de antecedência à data, mas aqui não existe uma regra. Contudo, o ponto mais importante é trabalhar em sinergia com o time comercial da empresa e chamá-los para participar do planejamento das campanhas.

Afinal, eles estão em contato direto com o cliente e podem trazer boas ideias e inspirações, além de insights sobre campanhas, anseios dos clientes e até feedbacks sobre o que funcionou ou não em campanhas anteriores. 

Amplie o público-alvo

Para alcançar objetivos como vender mais, aumentar a visibilidade da marca e fidelizar clientes no Dia do Consumidor, uma dica importante é ampliar o seu público-alvo. 

Além de oferecer boas condições e descontos para buscar novos clientes, você não pode esquecer de incluir na sua campanha:

  • Público interno: sem motivação, não há vendas, não é mesmo? Por isso, é importante, também, investir em ações para o seu time interno. Pode ser desde pequenas brincadeiras e distribuição de brindes até a organização de um evento de ativação das campanhas de Dia do Consumidor. Premiações e reconhecimentos exclusivos para quem se destaca nas vendas durante o período da campanha também funcionam bem.
  • Clientes: lembre-se, também, de fazer campanhas para quem já é seu cliente. Dependendo do nicho de mercado, você pode oferecer, por exemplo, cupons de desconto para aquisição de novos produtos, algum benefício para quem tem assinatura recorrente e até um prêmio especial para turbinar aquela campanha de indicação de novos clientes.
  • Leads da sua base: trabalhe também com aqueles Leads que já estão na sua base e que vieram de campanhas anteriores. Eles já demonstraram algum interesse anterior no seu produto, então que tal fazer uma campanha de meio de funil para eles também?

Faça uma campanha 360°

Outro ponto importante da etapa de planejamento do Dia do Consumidor é a estratégia cross channel. Ou seja, as suas campanhas devem estar em todos os canais de comunicação da empresa, como WhastApp, email, tráfego pago e redes sociais.

Nesse sentido, em todos esses canais, a marca deve seguir o storytelling da campanha criada, proporcionando ao cliente uma experiência de compra mais fluida e coesa.

Outro ponto importante aqui é desenvolver uma identidade visual específica para as campanhas do Dia do Consumidor. Dessa forma, é possível replicar esta identidade em todos os canais, facilitando o reconhecimento da campanha e das ações propostas.

Por fim, mas não menos importante, todos os setores da empresa devem estar cientes das ações, principalmente os times diretamente envolvidos.

Defina a duração da campanha

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, mas dependendo do nicho de mercado, do tipo de produto e da estratégia adotada, você pode estender a sua campanha.

Portanto, é possível aproveitar a promoção durante o mês todo, a semana toda ou até durante o período do mês remanescente após a data.

Exemplo prático de Landing Page para o Mês do Consumidor:

Aqui no GR Group, um dos maiores grupos de incorporação imobiliária para turismo do Brasil, elaboramos uma Landing Page oferecendo as condições do Mês do Consumidor para todos os Leads da nossa base.

Para incentivar os Leads a se inscreverem na Landing Page, enviamos dois emails com um texto persuasivo e informações das condições promocionais. 

Da mesma forma, desenvolvemos uma Landing Page com o selo criado especificamente para a campanha. Essa página continha um formulário e um lembrete de que o nosso programa de indicação de clientes estava com prêmio exclusivo durante o mês.

O resultado? Nada mais, nada menos que 39% de conversão. Veja os dados a seguir:

Enquanto escrevo este artigo, esta campanha ainda está ativa e enviaremos mais 2 emails para a mesma base.

Para criar a Landing Page, disparar os emails e acompanhar os resultados desta campanha, usamos o RD Station Marketing. Se você quiser saber como a ferramenta funciona, clique aqui e aproveite seu teste grátis.

4 dicas para impulsionar ainda mais os resultados:

Se você já seguiu esses passos e colocou de pé a sua campanha para o Dia do Consumidor, existem mais algumas ações que podem ser feitas para otimizar seus resultados.

Confira a seguir!

Crie uma comunidade no WhastApp

Nada melhor do que utilizar as tecnologias a nosso favor, não é mesmo? Você já sabe que um dos lemas do Marketing é: você precisa estar onde seu cliente está. E onde todos os clientes estão hoje, inclusive você? No WhatsApp.

É claro que você não vai bombardear o WhatsApp do seu possível cliente com uma série de mensagens e promoções. Mas então, o que você acha de criar uma comunicação e convidar os seus prospects para ficar por dentro de todas as novidades da sua empresa por meio de uma comunidade no WhatsApp?

Já que estamos falando sobre o Dia do Consumidor, você pode criar uma comunidade de WhatsApp específica para divulgar as ações dessa data. E vale até fazer uma contagem regressiva antes do dia, soltar spoilers e fazer promoções relâmpago, criando um clima de expectativa.

📖 Leia também: WhatsApp para empresas: o que é, qual a importância, como usar e quais as boas práticas

Siga as trends nas redes sociais 

As redes sociais cada vez mais estão se tornando guias de busca e pesquisa para os consumidores na hora de comprar um produto. Por isso, as trends são uma excelente forma de entrar na brincadeira.

Nesse sentido, é possível até usar o humor e aproveitar a onda para destacar a sua empresa no mundo das mídias sociais. Bom, se já falamos que uma campanha do Dia do Consumidor precisa ser 360°, que tal entrar ou até criar uma trend para essa data?

Faça um live commerce 

Já o live commerce se tornou uma grande tendência, principalmente depois da pandemia. E isso aconteceu porque estes grandes eventos virtuais tem o objetivo de aproximar a empresa do consumidor e maximizar as vendas.

No entanto, é importante esclarecer que o live commerce não é uma estratégia somente para o e-commerce, mas para qualquer empresa.

Por isso, uma sugestão é investir em brincadeiras ao vivo, presença de influencers e condições exclusivas para quem estiver acompanhando a live, afinal, garantir a audiência dos consumidores não é uma tarefa fácil.

Crie uma trilha de conteúdo por e-mail

Não! O Email Marketing não morreu. É claro que você não pode apostar todas as suas fichas em um único formato de comunicação, mas o bom e velho email ajuda a divulgar as condições promocionais, aumentar o alcance, aquecer seus Leads e gerar conversões para as suas campanhas de Dia do Consumidor.

E melhor do que enviar um único email é criar uma trilha de conteúdos que façam sentido e que sigam um bom storytelling. Portanto, lembre-se: cada vez mais o público quer ouvir boas histórias.

📖 Leia também: O que é Email Marketing, as melhores estratégias e como começar

Coloque sua campanha do Dia do Consumidor em prática

E agora, você já se sente mais preparado para organizar o Dia do Consumidor na sua empresa?

Contar com uma ferramenta de Automação de Marketing é uma boa forma de se preparar com antecedência e criar todas as Landing Pagens e emails para a sua campanha.

Dessa forma, é possível configurar fluxos automáticos de disparo de email, de acordo com o comportamento e as características do seu Lead. Além disso, é possível acompanhar os resultados em tempo real, garantindo a eficiência da campanha.

Portanto, se você quer contar com uma ferramenta de automação para aproveitar melhor esta e outras datas, faça um teste gratuito do RD Station Marketing.

Lenise Grings

Lenise Grings

Quem escreveu este post

Lenise Grings é gaúcha e mora no interior de São Paulo desde 2021. Faz parte da comunidade de clientes RD Connector desde 2018 e atua como especialista em Marketing no GR Group.

Veja também

Marketing
Como usar o Google Tag Manager
Marketing
Inbound Marketing para restaurantes: saiba como fazer e veja bons exemplos para se inspirar
Marketing
O que é figital e como adaptar o seu negócio para essa nova realidade do mercado?