Como é o conteúdo que você produz para sua empresa? Além das ideias em si, você também pensa em como estruturar o conteúdo?
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a internet não é como um livro. Isso significa que se você escrever um bloco de texto longo e monótono as pessoas vão simplesmente ignorar sua mensagem.
Na internet, as pessoas são normalmente multitarefas. É provável que naveguem no seu site enquanto conversam com amigos no Facebook, respondem emails ou qualquer outra tarefa.
Como resultado, eles precisam filtrar e escanear informações no seu site facilmente. Caso contrário, pulam para qualquer outra página.
Por isso, fazer com que seus posts tenham conteúdo escaneável é essencial. Listamos 8 passos para você conseguir chegar lá:
1 – Use um comprimento de linha apropriado
Se o visitante do site precisa mover os olhos e o pescoço para seguir as palavras na linha, ela provavelmente está longa demais.
A primeira dica é uma questão mais técnica, pois envolve configurações de seu blog. No entanto, é importantíssimo que você analise a largura do blog para entender se está adequado ou não para uma boa leitura.
Contudo, esse item depende muito da fonte e do espaçamento usado, portanto o que vale é realmente testar o seu layout para verificar o conforto da leitura.
2 – Quebre o texto em diversos parágrafos
Tentar processar um bloco inteiro de texto é como comer toda uma torta de uma só vez.
Se você está escrevendo para uma audiência online, use parágrafos em abundância.
Isso ajuda a melhorar o fluxo do texto, além de adicionar um pouco mais de espaço em branco, despoluindo o conteúdo.
É difícil dizer o tamanho ideal, mas 3 frases por parágrafo em geral são suficientes para iniciar e concluir uma ideia.
Outra dica para deixar seu conteúdo escaneável é fazer parágrafos de uma frase só para destacar ideias importantes.
Como fizemos nesse tópico, por exemplo.
3 – Use bem cabeçalhos e subtítulos
Cabeçalhos e subtítulos podem melhorar muito a experiência do usuário. Isso porque é comum que o comportamento de leitura na internet seja de escanear o texto inteiro, do início ao fim.
Essa ação é realizada tanto para verificar o tamanho do conteúdo como para checar sobre quais assuntos são desenvolvidos no texto.
Mais que isso, além de ajudar o leitor a ter uma ideia sobre o assunto do conteúdo antes que efetivamente comece a ler, os subtítulos também facilitam que ele volte ou se adiante no texto mais facilmente.
4 – Use bullet points
Bullet points nada mais são do que itens classificados em listas curtas.
Usar os bullet points em posts costumam dar muito certo, uma vez que:
- Facilita a leitura;
- Organiza a informação;
- Destaca pontos importantes;
- Deixa uma ideia mais concisa.
Mas lembre-se: Bullet points são para ser usados preferencialmente com frases e ideias curtas.
Frases longas em bullet points pode ser um tiro pela culatra, pois costumam ficar desconfortáveis.
O mesmo vale para bullet points desarmônicos, por exemplo, um ponto com uma linha seguido de um ponto com cinco linhas.
O segredo é manter o padrão.
5 – Use negrito e itálico
Um bom uso do negrito e itálico pode melhorar a clareza do conteúdo. Use negrito para palavras que devem ser destacadas e que indicam mensagens importantes. Use itálico para destacar títulos de livros, publicações, palavras estrangeiras e assim por diante.
Essas são algumas recomendações que usamos em nosso blog e que podem variar de empresa para empresa.
O ideal é manter um padrão e documentar tudo em um manual de redação da empresa.
6 – Imagens são amigas
As imagens são bons recursos para atrair a atenção do leitor. Além disso, muitas vezes servem para complementar algo que esteja no texto ou até mesmo para separar o conteúdo.
São importantes tanto para a parte estética como para a parte de SEO. Há uma infinidade de sites e bancos de imagens grátis e pagos que disponibilizam boas peças para download.
Use sua criatividade e não esqueça de colocar a palavra-chave do post no atributo alt da imagem.
7 - Use a técnica da pirâmide invertida
Essa técnica oriunda do jornalismo consiste em colocar as informações em ordem decrescente de relevância ao longo do texto - o conteúdo mais importante vai no primeiro parágrafo, e assim por diante.
Usar os primeiros parágrafos do post para contextualizar, apresentar o problema e colocar as informações mais pertinentes (mesmo que sejam aprofundadas ao longo do texto) é uma das técnicas que garantem uma boa legibilidade.
Além disso, escrever em pirâmide invertida é útil para que o leitor não desperdice seu tempo lendo artigos que não o interessem e, por isso, deixe seu site.
Mas não esqueça de despertar a curiosidade no leitor. O início do post deve ser uma introdução do que está por vir e não um resumo definitivo.
8 - Use outros tipos de mídia
Além das imagens, hoje é possível adicionar - ou “embedar” - outros tipos de mídia que ilustrem seus posts.
Alguns exemplos são vídeos do Youtube, posts do Facebook e do Twitter, áudios do SoundCloud e do Spotify.
GIFs também podem ser interessantes, caso o tipo de conteúdo que você produza seja mais descontraído. Sites famosos por produzir listas, como o BuzzFeed, usam bastante essas alternativas.
Envie a mensagem certa na hora certa com o RD Station Marketing
O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você constrói jornadas personalizadas que geram até 5x mais conversões e guiam Leads até a compra! Faça um teste gratuito de 10 dias.
- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
- Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.