Dicas práticas e acionáveis para montar um fluxo de trabalho para vender na Black Friday

Descubra como estruturar as suas estratégias de marketing em um planejamento para vender mais na Black Friday

Runrun.it
Runrun.it1 de novembro de 2022
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

A Black Friday é um momento intenso para o comércio. Além de atrair os consumidores que estão analisando um alto volume de ofertas da concorrência, a equipe precisa correr contra o tempo para produzir campanhas, fechar parcerias e acordos, aprovar materiais e colocar toda essa estrutura em pé.

Pensando nisso, nós preparamos esse artigo sobre como vender na Black Friday com processos organizados que direcionam as equipes de Marketing, TI e Vendas rumo à lucratividade da sua campanha.

>> Leia também: Ações para melhorar suas campanhas de Black Friday e vender mais em 2022

Como vender na Black Friday?

Diferente de outras datas como o Natal, que se relaciona com as emoções das pessoas, na Black Friday os consumidores são cativados unicamente pela promessa de descontos, o que torna a lucratividade do período mais desafiadora. 

Então, como vender na Black Friday sem desgastar a equipe e garantindo o máximo de ROI? Isso depende da sua organização e centralização dos processos. Na prática a questão é: de que forma todas as pessoas responsáveis por colocar a campanha em pé estão na mesma página? E, principalmente, como quem está no comando do projeto tem clareza sobre: 

  • O que está sendo feito;
  • Quem está fazendo;
  • Quem delegou/aprovou;
  • Qual é o prazo de entrega.

Ter essas informações à vista garante a venda na Black Friday, pois o site, mesmo com um alto volume de tráfego, precisa oferecer uma experiência fluida na compra. 

O ideal também fazer acordos com os parceiros logísticos para que não haja gargalos nos prazos de entrega, entre outros pontos que devem ser definidos para que a sua Black Friday seja um sucesso de vendas, fidelize os clientes e não sugue a energia por completo da equipe, afinal ainda tem o Natal pela frente.

Acompanhe as dicas de como vender na Black Friday a seguir.

Como vender na Black Friday

Tenha uma gestão de equipes centralizada

Vender na Black Friday demanda a contribuição de várias pessoas. Para manter o controle à vista de todos, o ideal é organizar as tarefas em um ambiente centralizado e de fácil acesso. 

O mais aconselhável é que as decisões não fiquem somente nas trocas de email, mas sim ocupem gerenciadores de tarefas que permitam: 

  • o acompanhamento das datas de entrega;
  • a visualização das pessoas que estão colaborando em uma mesma atividade; 
  • saber quando elas estão dedicadas à tarefa.

Investir nessa centralização de informação reduz a fragmentação da comunicação e as reuniões de atualização de status. 

Invista em padronização e automação

Outro desafio de como vender na Black Friday é: nem todas as pessoas que produzem ou aprovam a sua campanha fazem parte da mesma organização. A falta de padronização de processos nesses casos pode gerar muitos ruídos.

Para evitar gargalos, tenha clareza sobre o processo de como as demandas devem ser criadas e aprovadas. Ou seja, para manter o fluxo de trabalho da sua Black Friday:

  1. Defina as pessoas responsáveis por cada tipo de solicitação (criação, influenciadores, etc.);
  2. Estabeleça um processo de abertura de demanda que compreende desde a construção de briefing até a entrega da tarefa;
  3. Organize um ambiente em que todas as entregas e informações do projeto Black Friday vão estar centralizadas;
  4. Crie padrões de nomenclatura para seus documentos e tarefas ficarem organizados por tipo de demanda, cliente e projeto;

Com essas ações, você já padroniza o processo e assim ninguém sai fazendo o que considera ser a forma correta de produzir materiais e manter a comunicação com clientes e equipe. Agora, para agilizar de fato o fluxo, o ideal é automatizar processos de gestão de trabalho, comunicação e processos. 

>> Leia também: O que é eficiência em vendas e como sua equipe pode conquistá-la

Acesse um pack para fazer o planejamento para uma Black Friday de sucesso em vendas

Como você pode ver, o processo de organização do fluxo de trabalho da Black Friday é um dos pilares para fazer com que esse grande projeto retorne com lucratividade.

Para te ajudar a escolher os recursos certos que estruturam a sua Black Friday, o Runrun.it criou um pack das suas funcionalidades mais utilizadas pelas equipes de marketing para organizar, acompanhar e mensurar projetos. Acesse aqui e veja como vender mais na Black Friday.

RD Station: Marketing Digital para ecommerce
Runrun.it

Runrun.it

Veja também

Marketing
Como (e por que) evoluir sua estratégia de redes sociais para Inbound Marketing
Marketing
Como fazer anúncio no Instagram: veja o passo a passo para começar na sua empresa
Marketing
WhatsApp Business: guia completo para atender melhor e vender mais com a conta comercial do WhatsApp