Na semana passada, o Twitter pediu para você ler antes de retuitar. Agora, ele quer que você fale (e ouça). Pois é, agora é possível tuitar em áudio. A rede social de microtextos de até 280 caracteres vai permitir gravações de até 140 segundos, em uma sutil referência às suas origens.
É uma pequena revolução no Twitter, que tem dado mostras que é a rede social com menos medo de reconhecer seus problemas e assumir riscos. Nem sempre dá certo, como é o caso dos Twitter Stories, que estão abandonados, mas Jack Dorsey e seus colaboradores não desistem tão fácil.
Eu sou usuário do Twitter já há muitos anos, e é certamente minha rede social preferida. Assim, meu sentimento inicial em relação à novidade já foi bem colocado em palavras pela cantora Roberta Miranda, em um tuíte de 2012 que até hoje é referência na internet brasileira:
FIQUEI MEIO ATORDOADA COM A NOTICIA..OLHO PRO TECLADO D MEU PC...E NÃO SEI MAIS O Q DIZER...SÓ SENTIR...
— Roberta Miranda (@RobertaMiranda1) February 12, 2012
Não sei se Roberta Miranda tem alguma canção que aborda o tema para que tenhamos uma versão dessa opinião em áudio, pois não conheço seu trabalho em profundidade. Só que a minha opinião não importa muito, não é mesmo?
Digo isso porque é sempre importante expandir nossos horizontes e pensar no próximo. Escute só o que disse Gustavo Torniero, que é jornalista e secretário de juventude da Organização Nacional de Cegos do Brasil:
Não podemos confundir nossos gostos pessoais com a disponibilidade de uma ferramenta que pode aumentar a acessibilidade para diferentes públicos. É por isso que sim, eu sou a favor do recurso de voz aqui no Twitter. Explico mais no áudio pic.twitter.com/5sRqEmDseu
— Gustavo 🇧🇷 (@torniero) June 17, 2020
Além da acessibilidade, vale lembrar que o Twitter é a rede social mais rápida em divulgar informações. Gravar um relato em áudio pode ser uma maneira de compartilhar um relato urgente em protestos ou coberturas jornalísticas.
A seguir, mostramos como gravar áudios no Twitter, então continue lendo o post.
>> Leia também: Saiba o que são trending topics e como usar a ferramenta na sua estratégia de marketing
Como gravar áudios no Twitter
É extremamente simples gravar áudios no Twitter. Tão simples, aliás, que a parte mais difícil é ter um iPhone. Isso porque, no lançamento, apenas um número limitado de usuários de iOS estão testando a novidade.
Ainda não há previsão de rollout para donos de celulares com Android, que terão que se contentar inicialmente apenas com ouvir. E sentir. Ah, dá para ouvir as tuitadas na versão para desktop, também.
Então, se você tem um iPhone, veja passo a passo como gravar áudios no Twitter:
- Clique no botãozinho de novo tuíte;
- Pressione o novo ícone de ondas sonoras;
- Vai aparecer a sua foto de perfil, toque nela para gravar sua voz;
- Fale algo por até 140 segundos, mas se tem algo mais a dizer, é só continuar que o Twitter vai dividir o seu depoimento em mais tuítes;
- Ao terminar seu comentário, aperte em Encerrar e tenha a sua voz registrada para a posteridade em um áudio no Twitter.
No GIF a seguir, você vê toda a sequência que descrevemos acima:
Para ouvir, é ainda mais simples. É só dar play, do mesmo jeito que fazemos hoje para ver vídeos no Twitter. Se ainda não testou, o tuíte embedado do Gustavo Torniero, no começo deste post, pode servir como exemplo!
>> Leia também: Saiba o que é acessibilidade digital e aprenda como produzir conteúdos acessíveis
Devo usar áudios no Twitter da minha empresa?
A chegada dos áudios ao Twitter leva a um outro patamar a discussão sobre o tom de voz das marcas e empresas nas redes sociais. Assim, é preciso definir, literalmente, de quem será a voz, para início de conversa. E prometo que esse foi o último trocadilho.
Podemos fazer um paralelo com os podcasts, formato que se popularizou muito nos últimos anos. Você pode pensar em pequenas pílulas de informação de até 140 segundos (o que dá 2:20 minutos se você estiver contando) ou até algo maior em uma sequência de tuítes.
No comunicado de lançamento, o Twitter mesmo diz que “às vezes, 280 caracteres não são suficientes e algumas nuances da conversa podem ser perdidas.” Então, é possível trabalhar uma chamada curta em texto para um áudio mais longo, por exemplo.
O Twitter, em geral, é pouco relevante como gerador de Leads para as empresas, mas é uma importante ferramenta de relacionamentos. Como gravar áudios vai se inserir nesse contexto ainda fica no campo da curiosidade.
Vale ficar de olho em um dos lados negativos do Twitter: os trolls. Certamente eles enxergarão o áudio como um instrumento de bullying e violência, portanto as pessoas que administram perfis precisar se preparar para lidar com isso.
“Mal podemos esperar para ver como as pessoas vão usar essa nova função para fazer com que suas vozes sejam ouvidas e participem da conversa pública”, afirma o comunicado do Twitter. Esperamos que seja de forma positiva e construtiva!