Recentemente, a Resultados Digitais lançou um estudo feito em parceria com a Endeavor Brasil e com a Pequenas Empresas Grandes Negócios. Intitulado “Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada”, o compilado reúne informações riquíssimas coletadas para entendermos com profundidade a drástica mudança na economia global e no ambiente empresarial.
Entre os dados exibidos no material, porém, um apanhado me chamou mais a atenção: 77% das empresas entrevistadas no estudo tiveram impacto negativo na sua receita. Por outro lado, 22,3% das empresas destacaram no estudo Panorama PMEs que não tiveram impacto negativo na receita e, dentro desse grupo, 13,5% dos entrevistados tiveram até algum tipo de impacto positivo.
Impacto positivo? Aquilo ficou na minha cabeça. Quem são esses 13,5%? Para além de nichos e segmentos, conheço alguma dessas empresas vitoriosas? Como elas se mantêm, quais estratégias adotaram? Bom, há poucos dias atrás sanei essas dúvidas. Foi quando conheci a história da Conquer, uma empresa que, agora, se autodenomina como a “escola de negócios da nova economia”. É um título ousado, porém muito verdadeiro, merecido e, em outras palavras, que foi ganho no suor.
Como? Você confere nas próximas linhas tudo sobre como a Conquer conseguiu alcançar ótimos resultados e crescer com Marketing Digital em meio à pandemia. Confira!
Entendendo o contexto da Conquer pré-pandemia
A Conquer foi fundada em 2016 e, desde então, foca em educação, certificações e habilidades específicas que, às vezes, as faculdades e pós-graduações falham em oferecer. Podemos citar aqui cursos sobre Inovação, Tecnologia, Marketing Digital e Soft Skills, além de treinamentos corporativos.
Atualmente, a Conquer conta com mais de 100 funcionários, mais de 200 empresas clientes in company e cerca de 600 mil alunos. Contudo, as coisas nem sempre foram assim...
Antes da pandemia a Conquer era uma escola exclusivamente presencial, que contava com, pasme, 30 mil alunos. Em questão de meses - e após digitalizar o negócio - eles conseguiram captar 520 mil novos alunos.
“A pandemia fez a gente se reinventar e adiantar um sonho, de acelerar a nossa passagem para o digital. Já tínhamos a vontade de virar uma escola também com cursos online, mas íamos deixando para depois porque o crescimento e a expansão da empresa já era grande”, afirma a coordenadora de Marketing de Conteúdo na Escola Conquer, Suelen Moraes. “Em três anos já contávamos com 8 sedes pelo país, mas com a chegada do isolamento social e da quarentena, somos agora também um empresa que oferece cursos online”, completa.
Você confere a seguir, em detalhes, como tudo aconteceu.
A virada da Conquer para o digital
Com a chegada da pandemia e, consequentemente, do distanciamento social, a Escola Conquer logo percebeu que os alunos pararam de ir às aulas. Com novas turmas de cursos presenciais começando nas semanas seguintes, foi necessário tomar uma decisão rápida para evitar que uma alta taxa de cancelamento das matrículas ocorresse.
Foi com essa urgência em mãos que a Conquer conseguiu sua primeira façanha: transformar, em 72 horas, todos os seus cursos físicos em cursos online. “Não paramos para pensar, só sabíamos que deixar nossos alunos na mão e sem cursos não era uma opção. Foi tudo decidido em uma madrugada”, conta Suelen.
Para que tudo ganhasse forma, naqueles três dias os funcionários da empresa foram divididos em diferentes squads, e profissionais freelancers de áudio e vídeo também foram acionados. Os professores que já dariam os cursos presenciais foram treinados rapidamente para o ambiente o online, para manter a metodologia da Conquer de “mão na massa” mesmo no ambiente virtual - afinal, os seus cursos sempre ofereceram teoria, claro, porém sempre aliada à muita prática.
O intuito dessa primeira reviravolta era simplesmente conseguir manter os alunos e proporcionar uma experiência tão boa quanto a presencial. E a Conquer conseguiu: menos de 1% dos alunos cancelaram suas inscrições.
Após conseguir manter a grande maioria de seus alunos, o próximo passo foi pensar em como continuar vendendo neste momento tão delicado. Era necessária uma dose extra de empatia, uma forma de ajudar as pessoas e realmente gerar valor para elas. “Qual o contexto delas? Como entrar nele e ajudar de alguma forma? Nosso propósito é transformar a educação do país e ajudar as pessoas a se desenvolverem”, acrescenta Suelen.
A Conquer encontrou no Marketing Digital as respostas para essas questões que antecederam muitas mudanças positivas. Confira!
As ações de Marketing Digital adotadas pela Conquer durante a crise do Covid-19
Para gerar valor para as pessoas e seguir cumprindo sua missão de levar educação de qualidade ao país, a Conquer apostou no que a empresa já dominava: conteúdo. Pautados por essa única palavrinha, operaram mais de uma frente e geraram resultados incríveis, que você confere a seguir!
Passo 1: Zona de Quarentena da Conquer
A primeira ação da Conquer foi criar a página Zona de Quarentena. Na Landing Page em questão, criada com a ajuda do RD Station Marketing, bastava que a pessoa deixasse seus dados para ter acesso a diversos conteúdos gratuitos. Conteúdos esses que a empresa já possuía e reaproveitou, tais como eBooks, vídeos, séries de webinars, etc.
Apenas a Zona de Quarentena gerou 10 mil Leads para a Conquer. A iniciativa foi um sucesso, e a empresa foi procurada por diversos portais para conceder entrevistas e explicar como tudo funcionava. Até mesmo influenciadores compartilharam o endereço em suas redes sociais.
O editor drag & drop de Landing Pages e pop-ups é uma das funcionalidades que os clientes do RD Station Marketing mais aproveitam. Com ele, você pode criar facilmente peças para divulgar ofertas e converter seus visitantes em Leads! Não é necessário ser um especialista em design para usá-lo, basta arrastar e soltar os elementos para trocá-los de lugar. E, caso você precise de ideias, temos dezenas de modelos prontos!
Assim como aconteceu com a Conquer, sua empresa também pode precisar criar Landing Pages com agilidade em determinadas situações. Pode, também, querer fazer testes A/B com vários layouts para determinar qual é melhor. Por isso, ter um editor com muitas opções e usabilidade simples é tão importante. É apenas uma das formas com que o RD Station Marketing torna a sua operação de Marketing Digital mais produtiva.
Veja abaixo como funciona o editor drag & drop de Landing Pages:
Passo 2: Curso gratuito divulgado em campanhas de Email Marketing
Quando o “boom” da Zona de Quarentena passou, a Conquer lançou sua maior carta. Percebendo a instabilidade do momento, a ansiedade mais agravada nas pessoas e a necessidade de lidar com todas essas emoções, - ainda mais no ambiente profissional -, resolveu disponibilizar gratuitamente um de seus cursos mais vendidos antes da quarentena, sobre Inteligência Emocional.
O curso, denominado “Força”, lida com questões de autoconhecimento, levando o aluno a entender suas forças e fraquezas. Para ser disponibilizado gratuitamente, ele ainda foi adaptado ao momento da quarentena, para ações objetivas que as pessoas poderiam tomar rapidamente.
Para a divulgação, escolheram vídeos, listas de transmissão no WhatsApp e Telegram e também a funcionalidade de Email Marketing do RD Station Marketing. Na ferramenta, segmentaram o envio para os Leads da base que se inscreveram no curso anteriormente e não tinham começado ou apenas fizeram uma parte do mesmo. Além disso, pensaram em um copy humanizado e atrativo:
O resultado? Foram mais de 520 mil inscritos no curso, muitos compartilhamentos, mais pedidos de entrevistas para portais, rádios e outros meios. A Conquer ficou, inclusive, em 83º lugar na lista das 100 marcas mais lembradas pelos brasileiros na pandemia do Covid-19, divulgada pela Exame, na frente de grandes nomes, inclusive. Além disso, foi a única empresa do setor de Educação da lista, e também a mais jovem. Não precisamos nem falar que a visibilidade e o reconhecimento de marca da Conquer subiu aos céus, certo?
Após o sucesso com o curso de Inteligência Emocional, a pedidos dos alunos e do público a empresa criou ainda um Programa de Desenvolvimento Conquer, com cinco habilidades (módulos) para serem desenvolvidas no período de um ano.
Em menos de um mês, a Conquer lançou ainda 10 novos cursos online com o valor 3x mais baixo que o de seus cursos presenciais. A ideia principal baseou-se em tornar esses materiais acessíveis para o maior número possível de pessoas Brasil afora.
Como dissemos acima, o RD Station Marketing foi um grande parceiro da Conquer também nesse segundo passo. A plataforma conta com um editor drag & drop de emails, que se soma ao de Landing Pages e pop-ups para seu negócio ganhar tempo com campanhas personalizadas que realmente funcionam.
Além disso, a Conquer pode selecionar a segmentação mais adequada para o disparo do email, atingindo uma base que estava mais propensa a converter na oferta. O RD Station Marketing tem múltiplas opções com dezenas de critérios, permitindo comunicações segmentadas através de fluxos de automação, criando experiências personalizadas para os Leads. Tudo isso com base nos dados que a ferramenta traz de suas campanhas, com análises aprofundadas.
Passo 3: Parceria de sucesso com o iFood
Graças ao sucesso do curso de Inteligência Emocional, muitas empresas chegaram até a Conquer, interessadas em seus treinamentos corporativos disponibilizados no ambiente virtual. Entre as que procuraram a Conquer para firmar uma parceria está o iFood.
“As redes de restaurantes, bares, foram algumas das mais afetadas durante a quarentena, e isso sensibilizou o iFood de alguma forma, pensando no suporte que podia oferecer a essas empresas”, conta Vinícius Torresan, analista de Conteúdo B2B na Escola Conquer. “Com isso, a Conquer e o iFood se reuniram e entenderam as possibilidades dessa parceria, como as nossas soluções de Educação poderiam ajudar a grande rede que o iFood tem”, finaliza.
A parceria rendeu mais um curso gratuito com o selo Conquer que o iFood disponibilizou para todos os restaurantes e estabelecimentos parceiros. O material abrangeu de dicas de Marketing, lições sobre como vender durante a pandemia e também questões de organização financeira.
A ação foi muito positiva, ajudou diversas pessoas e, mais uma vez, foi notícia em diferentes nichos da Imprensa.
Mudança de público
É importante ressaltar, ainda, que com toda essa reviravolta a persona da Conquer também mudou, ou melhor, uma segunda delas foi criada.
Antes, a Conquer contava com um público mais seleto, afinal, seus cursos oferecidos de forma presencial demandavam um investimento maior. Com a iniciativa de disponibilizar tantos materiais gratuitos e de qualidade, a Conquer chamou a atenção do público que não podia bancar um curso presencial mas que viu no digital uma saída para encontrar custos menores.
Além disso, os cursos gratuitos abriram uma porta para que as pessoas percebessem o seu valor e utilidade e, assim, passassem a pagar pelos mesmos. Suelen e Vinícius afirmam que, até então, a mudança e a mistura de personas é nítida, são pessoas mais novas, mais velhas e de diferentes regiões - que, presencialmente, antes a Conquer não conseguia abranger.
Resumindo, o público da Conquer se expandiu e, agora, as possibilidades de crescimento do negócio também são maiores. “A Conquer não se restringe mais às cidades em que tem unidades físicas. Hoje, temos alunos em todas as regiões do Brasil e em pelo menos 81 países, ou seja, um público maior e mais diverso”, comemora Vinícius.
Desenvolver relacionamentos de valor com todo esse novo público através do Inbound Marketing é outra missão para o RD Station Marketing. Com os fluxos de Automação de Marketing trabalhando, a Conquer pode nutrir seus novos Leads com informações e conteúdos educativos, até que eles estejam prontos para comprar um novo curso.
É muito simples construir um fluxo de nutrição no RD Station Marketing. Veja abaixo uma tela, com as opções de ações que você utilizar para conduzir seus Leads até o momento da compra de forma automatizada, escalando a sua operação de Marketing Digital!
Automação de Marketing ajudou a Conquer a conquistar resultados positivos em meio à pandemia
Como falado anteriormente, a Conquer fez uso da nossa ferramenta, o RD Station Marketing, para colocar suas Landing Pages no ar e fazer melhor uso do Email Marketing. Antes da pandemia, a empresa já trabalhava com a ferramenta, sempre focando em Inbound Marketing e Performance.
“O Inbound já era bastante forte na nossa estratégia para atrair as pessoas para o site. Mas antes a Conquer era uma empresa regional, ficava difícil atrair pessoas de todo o País. Hoje o Inbound é ainda mais forte, pois estamos virtualmente no Brasil inteiro e até fora dele. Inclusive isso abre uma porta para que a gente invista ainda mais nessa estratégia”, afirma Suelen.
Além disso, antes a empresa dependia mais de Perfomance, no caso anúncios, para trazer alunos. Hoje, o Inbound tomou essa frente, gerando mais receita com menos investimento. Dentro da estratégia de Inbound, a Conquer foca em Email Marketing e Mídia Paga como os principais canais de geração de demanda.
Com o RD Station Marketing, são criados fluxos de Automação para cada perfil de aluno, a partir do conhecimento prévio informado pelo Lead ao fazer uma conversão. A partir do momento em que o Lead se encontra, são montadas diferentes estratégias de desenvolvimento para que ele(a) finalize o curso para o qual se inscreveu, por exemplo.
“Não sei o que seria da gente sem o RD Station”, brinca Suelen. “Todo o processo de Implementação foi muito bem-feito, graças a isso quando realmente precisamos, durante a pandemia, já estávamos com a nossa base formada e fazendo bom uso da ferramenta, muito disso se deve também ao nosso excelente Customer Success, o Daniel Sampaio”.
Hoje, dentro do RD Station Marketing, a Conquer utiliza muito as funcionalidades de Email Marketing, Segmentação de Leads, Automação de Marketing, Pop-Ups e o recurso de criação de Landing Pages que, segundo Suelen, salva vidas:
“Para as Landing Pages mais robustas usamos nossos designers e programadores, mas quando precisamos de agilidade para um lançamento, algo rápido, é muito fácil mexer nos recursos do RD Station e usar o arrasta-e-solta, simplesmente quem nunca criou uma Landing Page consegue criar”.
Estratégias de Marketing que geram melhores resultados que, por sua vez, geram vendas
Por fim, Suelen e Vinícius destacam que uma boa estratégia de Marketing é aquela que não é fria, que não tenta enfiar goela abaixo o produto ou solução. É aquela que entrega valor de verdade para o cliente e entende que precisa e gerar valor para o Lead antes mesmo dele ter interesse no produto.
Em meio à crise, a Conquer aproveitou para humanizar todos os seus canais. Assim, gerou uma relação cada vez mais saudável e satisfatória com o cliente.
O grande diferencial da Conquer na pandemia foi que eles foram humanos, deixaram de comercializar um dos seus cursos mais vendidos para disponibilizá-lo gratuitamente às pessoas, abriram mão da “única” coisa que podiam pensar em vender, arriscaram e tiveram retorno graças ao propósito. E o RD Station Marketing esteve lá como parceiro, ajudando a Conquer a comunicar essa ação a centenas de milhares de pessoas em todo o Brasil.
Pensando no futuro, Suelen ressalta que a Conquer não será apenas uma escola online. “O presencial também é legal, o cara a cara está no DNA da Conquer. As escolas presenciais continuam, mas o online vai vir muito forte, veio para somar. A abrangência é muito maior e as possibilidades de conteúdo também”, finaliza.
Para você que está lendo possa também refletir, a coordenadora de Marketing de Conteúdo da Conquer deixou ainda um último questionamento: o que estou fazendo as pessoas sentirem neste momento? Pense nisso!
Teste o RD Station Marketing gratuitamente
O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para empresas do setor de Educação. Faça um teste gratuito de 10 dias e veja como você também pode atrair mais alunos para os seus cursos.
- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
- Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.