Dicas para maximizar a captação de Leads qualificados em campanhas de Teste Gratuito

Descubra como a PM3 usou o RD Station Marketing na captação de Leads qualificados em uma campanha de teste gratuito.

Bianca Ramirez
Bianca Ramirez29 de abril de 2024
Panoramas de Marketing e Vendas 2024

A captação de Leads qualificados é o processo de transformar o público geral em um grupo mais definido, acessível e que atende a requisitos específicos dos times de Marketing e Vendas. E converter usuários em potenciais clientes com interesse real de compra é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa de Marketing Digital. 

Com esta captação, é possível fazer a segmentação precisa dos públicos conquistados, facilitando a personalização das campanhas de nutrição das bases e posterior venda. Assim, ao entender as necessidades e preferências dos Leads, as empresas podem criar mensagens mais acertadas e aumentar a eficácia de suas ações promocionais. 

Além disso, qualificar sua base de Leads ajuda a melhorar o ROI. Isto porque, a concentração de recursos estará nos contatos que já demonstraram interesse e têm chances de se tornarem boas oportunidades para Vendas, aumentando os resultados da empresa.

A seguir, confira como a PM3, escola de negócios e produtos digitais, usou o RD Station Marketing para a captação de Leads qualificados em campanhas de teste gratuito.

Um estudo de caso da PM3 com o RD Station Marketing

Com foco em ampliar o acesso à educação de qualidade e maximizar suas estratégias de Marketing Digital, a PM3 criou uma estratégia eficiente de captação de Leads qualificados.

A seguir, Bianca Ramirez, Coordenadora de Growth na PM3, compartilha a experiência no uso do RD Station Marketing, que possibilitou à empresa alcançar mais de 30.000 Leads em apenas 3 semanas.

“Foca nos Estudos”: uma campanha para captação de Leads qualificados

A PM3 é uma empresa que se dedica a revolucionar a aprendizagem em Produtos e Negócios Digitais, conectando pessoas para elevar o padrão no setor. 

A empresa serve a mais de 40.000 alunos com o objetivo de enriquecer suas competências e redes profissionais. E faz isso a partir da oferta diversificada de cursos inovadores, eventos ao vivo, tanto presenciais quanto online, e uma comunidade vibrante.

Nesse sentido, um dos produtos mais recentes a integrar o portfólio da escola é a PM3 Sprints, um serviço de assinatura anual que oferece cursos rápidos. Assim, com o objetivo de tornar o produto conhecido e gerar interesse, o time de Marketing da empresa lançou a campanha de conversão e captação de Leads qualificados "Foca nos Estudos". 

Esta campanha, do tipo free trial, disponibilizou gratuitamente três cursos da escola de negócios e produtos digitais:

  • Storytelling
  • Design de Serviço
  • Métricas em Negócios Digitais

Ainda, a campanha ofereceu sete dias de acesso gratuito aos cursos. E isso incluía a emissão de certificados, atraindo uma ampla gama de participantes interessados em aprimorar suas habilidades. 

Confira, a seguir, um exemplo de Email Marketing criado no RD Station Marketing para promover o curso para a base de Leads da PM3:

Estratégia viral de geração de Leads qualificados

Para colocar a captação de Leads qualificados em prática, foi configurada uma régua de emails no RD Station Marketing. Dessa forma, os Leads seriam segmentados e direcionados para uma Landing Page dedicada à campanha, que incluía detalhes dos cursos e um formulário de inscrição.

Com a duração de três semanas, a campanha gerou um total de 34.000 Leads. E esse resultado foi impulsionado, principalmente, por uma estratégia de indicação chamada "member get member", implementada com a ajuda da Upviral.

Para operacionalizar essa estratégia, foi realizada a integração no-code entre o formulário da RD Station Marketing e Upviral, facilitando a criação de um fluxo viral. Ainda, a campanha incluía premiações e um link único de compartilhamento, ampliando assim seu alcance e viralização entre o público.

Por fim, uma live especial concluiu a campanha, momento usado para apresentar uma oferta exclusiva para os participantes do teste gratuito. Dessa forma, foi possível incentivar a conversão dos Leads qualificados em alunos pagantes, permitindo atingir os resultados que você vê a seguir:

Aprendizados com o RD Station Marketing

Agora que você entendeu como a campanha de captação de Leads qualificados funcionou na prática, confira os aprendizados que o time da PM3 recebeu ao usar o RD Station Marketing.

Otimização contínua das campanhas

Os resultados alcançados na campanha destacaram a necessidade de testar e otimizar continuamente as campanhas. Isto porque, as análises detalhadas fornecidas por ferramentas como o RD Station Marketing foram cruciais para aperfeiçoar a estratégia e melhorar as taxas de conversão ao longo do período da campanha. 

Ainda, a possibilidade de realizar testes A/B nos emails e fluxos, por exemplo, foi amplamente utilizada para aumentar as taxas de abertura e engajamento. A seguir, confira um email usado no fluxo de automação de Email Marketing como reforço do teste gratuito para a base de Leads:

Engajamento contínuo pós-campanha

Após o término da campanha, a PM3 continua a engajar os Leads gerados por meio do RD Station Marketing. E isso acontece a partir da oferta de conteúdos gratuitos, materiais ricos e postagens de blog alinhados com os interesses da audiência captada.

Insights para campanhas e lançamentos futuros

A campanha "Foca nos Estudos" trouxe lições valiosas que serão essenciais para o planejamento e desenvolvimento de campanhas futuras, como o lançamento do novo curso de Product Design da PM3.

Nesse sentido, a estratégia member get member, que se mostrou eficaz, será adaptada para promover outros produtos, Dessa forma, será possível incentivar que os alunos compartilhem suas experiências, atraindo novos participantes. 

Com esses insights, estamos melhor preparados para não apenas lançar o novo curso, mas para assegurar que ele seja recebido com entusiasmo e sucesso. 

Coloque a captação de Leads qualificados em prática

Para planejar e colocar em prática uma campanha de captação de Leads qualificados, é preciso dar alguns passos:

  • Conheça seu cliente ideal: entenda quais são suas dores e como você pode ganhar sua atenção. Para isso, você pode analisar seus clientes e entender quais dão mais lucro para sua empresa. Qual é o perfil deles? 
  • Conte com ferramentas eficientes: use ferramentas capazes de operacionalizar e automatizar sua estratégia de divulgação, oferecendo funcionalidades de teste e integração com as demais plataformas que você pretende usar.
  • Monitore os dados: tome decisões baseadas em informações confiáveis e registre seus resultados para otimizar suas próximas campanhas. Assim, você garante que vai usar os aprendizados que teve anteriormente, evoluindo sua estratégia.

A seguir, veja como é possível criar um dashboard personalizado no plano Advanced do RD Station Marketing. Dessa forma, você acompanha os resultados das suas campanhas a partir dos indicadores que definir como mais importantes:

Compartilhamos outros aprendizados como esta parceria com a RD Station no curso de Product Marketing, instruído pelos profissionais mais proeminentes do mercado. Conheça mais sobre a formação e a comunidade PM3!

E se você quer ter acesso a uma ferramenta de Marketing avançada, que te permite criar e testar fluxos de automação, gerir e segmentar sua base de contatos e acompanhar dados fáceis de analisar, fale com Vendas ou assista a uma demonstração gratuita do RD Station Marketing!

Bianca Ramirez

Bianca Ramirez

Quem escreveu este post

Bianca Ramirez é Coordenadora de Growth Marketing na PM3. Com mais de 9 anos de experiência em Marketing, Bianca tem experiência em diversas facetas da área, com ênfase em estratégias inovadoras para crescimento do mercado com campanhas e estratégias de Growth.

Veja também

Marketing
7 vantagens do Ecommerce para você impulsionar o seu negócio
Marketing
Inscrição gratuita: Imersão em Planejamento para Lideranças de Marketing e Vendas 2024
Marketing
LGPD: como a lei pode impactar a estratégia de vendas da sua empresa