Algoritmo do Instagram: o que é, como funciona e quais são os principais fatores levados em consideração?

Entenda melhor o conjunto de regras que definem qual conteúdo aparecerá para os usuários na plataforma, inclusive se é o seu ou não

Thay Abrantes
Thay Abrantes17 de setembro de 2024
Inscreva-se grátis!

Provavelmente, você já ouviu falar dele! O algoritmo do Instagram é o responsável por mostrar (ou não) o seu conteúdo para os outros usuários da plataforma. Utilizando Inteligência Artificial, ele usa critérios próprios para avaliar conteúdos relevantes para determinados públicos-alvo e direciona o que pode ser do interesse de cada usuário. 

Sim, sabemos que é importante criar um conteúdo de qualidade, mas infelizmente isso não é o suficiente para alcançar muitas pessoas. Para ser amplamente visto no Instagram, é preciso conhecer o algoritmo e saber como ele funciona, para utilizá-lo a seu favor. 

Logo, para chegar ao seu público-alvo de maneira orgânica, é necessário saber o que ele considera importante para conduzir esse direcionamento. 

Conhecer o funcionamento do algoritmo do instagram é de extrema importância para os profissionais de Marketing, que poderão otimizar seus conteúdos de acordo com ele e, consequentemente, exibir suas postagens para mais usuários de forma orgânica. 

Para aprofundar seu aprendizado no assunto, baixe o Guia do Instagram para Negócios, da Cryah Agência Digital. Aproveite, também, para fazer o Curso de Instagram e TikTok da RD University, que é gratuito!

🎓 RD University: Curso de Instagram e TikTok Gratuito

Acesse agora

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do instagram é um conjunto de regras que definem qual conteúdo aparecerá para os usuários na plataforma. É ele que define a ordem e para quem os conteúdos serão mostrados, tanto no feed quanto nos stories e na aba “Explorar”. 

Não tem como fugir dele, pois tudo o que você postar passará pelo seu crivo. Ele leva em conta legendas, hashtags e formatos, entre outros, para avaliar e direcionar seu conteúdo. 

O algoritmo cruza informações dos usuários e suas preferências, com base em suas atividades, com as informações das postagens para entregar conteúdos mais personalizados possível. 

O objetivo é tornar a plataforma um ambiente agradável, visando a melhor experiência do usuário.  

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Imagine que você entra em uma loja de roupas. O vendedor mostra as roupas que estão ali na frente, porém sem se importar com tamanho, seu estilo ou cores preferidas. Ele usa apenas o critério da proximidade, mostrando apenas o que está perto dele para você. 

Provavelmente a experiência será frustrante e você terá mais trabalho para encontrar algo que goste.

Por outro lado, a experiência é diferente se quando você entra na loja os vendedores passam a procurar modelos de roupas que você possa gostar. Eles vasculham possíveis tamanhos, cores preferidas, modelos que mais combinam com você, tudo com a intenção de conseguir o modelo ideal. 

É mais ou menos isso o que o algoritmo do Instagram faz quando você entra no aplicativo. Ele começa a buscar conteúdos específicos para você. 

Até 2016, o Instagram funcionava como o primeiro exemplo, mostrando aos usuários conteúdos em ordem cronológica. Depois, a plataforma desenvolveu o algoritmo que transformou a experiência dos usuários. 

Qual o impacto do algoritmo do Instagram em sua estratégia?

O Instagram é uma plataforma que desempenha um papel importante nas estratégias de Marketing. Principalmente, aquelas que têm como objetivo aumentar a presença de marca e relevância no meio digital.

Por isso, ao fazer seu planejamento, tenha em mente que o algoritmo do Instagram vai ter influência e trazer impactos nos resultados.

Conteúdo relevante

O algoritmo do Instagram vai priorizar posts com mais engajamento, o que determina quais aparecem no feed e em qual ordem.

Ou seja, para aumentar o impacto de uma estratégia de Marketing, o conteúdo precisa ser relevante e atraente. E quanto mais rápido um post gerar interações, mais ele será mostrado para outros usuários.

Consistência e variedade de formatos

Outro fator importante é a consistência. Isto porque, postagens frequentes e em horários estratégicos ajudam a manter a marca visível no feed dos usuários, aumentando as chances de interação.

Também é importante utilizar recursos como Stories, Reels e IGTV, já que o algoritmo favorece quem utiliza diferentes formatos — principalmente aqueles que foram lançados recentemente.

📘 eBook: Estratégias para Redes Sociais

Acesse grátis

Como reduzir o impacto negativo do algoritmo do Instagram?

Além de entender o algoritmo do Instagram por si só, alguns comportamentos são importantes para você driblar o impacto negativo que ele pode trazer para os resultados dos seus conteúdos, como:

Interaja com sua comunidade

Como o engajamento é um dos pontos que o algoritmo do Instagram mais gosta de levar em consideração, não deixe de responder comentários. Seja em posts ou mensagens diretas.

Esse comportamento também ajudará a fortalecer o relacionamento com os seguidores. E, no fim das contas, todos ganham.

Evite práticas que o algoritmo penaliza

Comportamentos como o uso excessivo de bots, compra de seguidores ou spam de hashtags podem reduzir a visibilidade das suas postagens. Isto porque o Instagram detecta essas ações e pode limitar seu alcance.

Poste nos melhores horários 

Entendendo seu público-alvo na rede social, você entenderá qual é o melhor horário para fazer postagens no Instagram conforme as métricas. Assim, seus posts terão mais chances de aparecer no feed dos seguidores sem precisar de muita rolagem. 

📖 Veja também: Saiba quais são os melhores horários para postar no Instagram

Monitore e ajuste sua estratégia

Utilize as métricas do Instagram Insights para entender o desempenho das suas postagens. Nesse sentido, analise o que funciona melhor e ajuste sua estratégia de acordo com os resultados, focando no que gera mais engajamento. Afinal de contas, o que funciona em outro segmento ou marca pode não funcionar para você.

Quer saber como avançar na sua estratégia para vender mais?

Veja na prática como capturar mais Leads nas Redes Sociais.

O tipo de conta no Instagram impacta no rankeamento nos feeds?

A resposta para essa pergunta é simples: não. Segundo o próprio Instagram, seu algoritmo não favorece os conteúdos de perfis verificados ou contas comerciais, por exemplo. 

O que impactará na entrega dos posts é o quanto as pessoas interagem com o conteúdo. E quanto mais interações - curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos - mais o 

algoritmo entrega o conteúdo para pessoas que possam se interessar por ele.

Embora o tipo de conta não altere diretamente o ranqueamento no feed, contas comerciais e de criadores de conteúdo têm uma vantagem significativa. Isto porque tem à disposição ferramentas de análise e promoção, que podem ser usadas para aumentar o engajamento e melhorar a performance no algoritmo.

Qual a frequência de atualização do algoritmo do Instagram?

Não existe uma frequência exata para que o algoritmo do Instagram seja atualizado. A plataforma não divulga essa informação, porém, pelas mudanças visíveis na rede social, é possível entender que é uma ação contínua. 

Nesse sentido, o que vai influenciar a frequência de atualização do algoritmo são as tendências de conteúdo e mudanças no comportamento, além de feedbacks gerais dos usuários.

Ainda, o Instagram também costuma realizar testes, além de implementar as mudanças aos poucos. Por isso, as atualizações não são liberadas para todos os usuários ao mesmo tempo.

Quais tipos de engajamento são importantes no Instagram?

Os conteúdos geram diversos tipos de engajamento no Instagram, colaborando para o algoritmo entender o crescimento de interações e aumentar a visibilidade do seu perfil.

Alguns dos principais são:

Curtidas e comentários

Também conhecidas como likes, as curtidas são um sinal de aprovação daquele conteúdo. Hoje, não são tão relevantes como anos atrás, mas ainda são importantes para entender a aprovação do post pelos usuários. 

Já os comentários são mais relevantes, pois sinalizam um maior envolvimento do usuário com o conteúdo. Nesse sentido, comentários maiores são mais relevantes que aqueles com apenas uma palavra ou emoji.

Compartilhamentos e salvamentos

Os usuários do Instagram também podem compartilhar as postagens com os próprios seguidores, via Stories ou DM (Direct Message, ou Mensagem Direta). Esse comportamento também aumenta o alcance dos conteúdos, assim como os salvamentos.

Essas duas funcionalidades da rede social indicam que o conteúdo é relevante para o usuário e que realmente gerou interesse, a ponto de ser compartilhado com outros usuários ou guardado para consultas futuras.

Engajamento em Reels

No caso dos posts em formato de Reels, o número de visualizações é bem importante para definir o engajamento. E o tempo de visualização, além das curtidas e comentários, também continuam fazendo parte dessa análise.

Interações com Stories

Responder a enquetes e caixinhas de perguntas nos Stories, por exemplo, é outro tipo de engajamento relevante. Isto porque, quanto mais interações você gera nos Stories, mais seus conteúdos aparecem para aquele seguidor.

Dessa forma, é possível aumentar o número de pessoas que veem seus Stories ao instigá-las a interagir com eles.

🗓️ Template: Calendário de Conteúdo para Redes Sociais Grátis [+ ferramentas]

Acesse grátis

Quais os fatores de classificação mais importantes para o algoritmo do Instagram?

Atualmente, os fatores de classificação mais importantes para o algoritmo do Instagram são a relação entre autor e visualizador do conteúdo, interesse e relevância. A seguir, vamos falar sobre cada um deles.

1. Relacionamento entre autor e visualizador do conteúdo

Você provavelmente receberá mais conteúdos de contas com as quais mais interage. Contas que você segue e que te seguem de volta, com as quais há comentários, trocas de mensagens e compartilhamentos de conteúdos. 

Esse é um dos motivos pelos quais é importante responder mensagens diretas e comentários no Instagram. 

2. Interesse

Se o usuário sempre curte ou comenta em conteúdos relacionados a cabelos, por exemplo, o algoritmo do instagram irá sugerir mais conteúdo desse tipo para ele. 

Ele fica de olho nos seus temas favoritos com base em suas atividades e te entrega mais, porque ele entende que você apreciará recebê-los. 

Lembra do exemplo da loja de roupas? Se você chegar lá usando calças jeans, por exemplo, o bom vendedor vai te mostrar modelos parecidos com o que você estiver vestindo.

3. Relevância

Aqui quem vai julgar é ele mesmo. É o algoritmo do instagram que decide quais conteúdos são relevantes com base em análises de onde ele se encaixa nos trending topics.

Aqui conta também a questão cronológica, já que os posts mais recentes têm mais relevância que os mais antigos. 

Outros fatores

Um usuário que não frequenta muito o Instagram é mais difícil de ser alcançado. Quando ele entra na plataforma, apenas verá o conteúdo mais relevante, portanto a concorrência por ele é bem maior. 

A lógica é parecida para um usuário que segue muitas contas, já que há mais concorrência por espaço em seu feed. Já um usuário que fica pouco tempo no aplicativo provavelmente verá apenas publicações de amigos e familiares, pessoas com as quais mais interage. 

A temporalidade também é um fator a ser considerado e, apesar de não obedecer mais a ordem cronológica, conteúdos mais recentes também têm prioridade.

📖 Leia mais no blog da Cryah: Estratégias de marketing digital para crescer no Instagram 

Como o algoritmo classifica conteúdo de feed e stories?

A classificação é feita prevendo a probabilidade de interação com o conteúdo no feed e nos stories. E o Instagram leva em consideração o engajamento, data da postagem, se um local foi marcado e, caso o conteúdo seja um vídeo, ele leva em consideração o tempo. 

Todos esses itens são considerados pelo algoritmo do instagram para classificar a relevância e popularidade do conteúdo. 

Ele leva em conta também quem postou e as interações que são feitas com esse usuário para definir para quem seus conteúdos podem ser interessantes. Além disso, ele analisa o histórico de buscas do usuário para sugerir conteúdos similares. 

Como funciona o algoritmo do Instagram Explorar?

Aqui o algoritmo do instagram vai sugerir conteúdo de contas que você (ainda) não segue, com base nos conteúdos do seu interesse. 

Para fazer essa seleção e entregar o melhor conteúdo, ele analisa a popularidade com base nas curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e a rapidez com que tudo isso acontece. 

As contas consideradas mais atraentes têm mais chances de aparecerem em “Explorar”. 

O algoritmo do Instagram para Reels

No caso dos Reels, o algoritmo vai considerar vídeos que sejam mais prováveis que o usuário assista até o fim. Ele vai avaliar os vídeos com os quais o usuário mais interagiu e demonstrou interesse para sugerir vídeos semelhantes em tempo e conteúdo. 

Aqui, o usuário recebe conteúdo de contas que provavelmente não conhece, no entanto aquelas que ele não segue ainda, mas com as quais já interagiu, também podem aparecer no Reels

algoritmo do Instagram

Mudanças recentes do algoritmo do Instagram

Recentemente, o Instagram trouxe de volta a possibilidade de exibir conteúdos por ordem cronológica de postagem. Mas, não se engane: ainda assim o algoritmo do instagram continua tendo papel determinante na ordem dos conteúdos que serão apresentados. 

Outra mudança recente é a possibilidade de selecionar contas “favoritas” para ver com prioridade seus posts. 

Por fim, conteúdos em vídeo têm tido mais destaque ultimamente no Instagram, demonstrando que o algoritmo está valorizando mais esse tipo de conteúdo. 

Como utilizar o algoritmo do Instagram a seu favor?

A regra geral é criar conteúdos envolventes que encantem e engajem o público, mas há alguns pontos a serem levados em consideração. Um fator importante é respeitar as diretrizes da comunidade do Instagram. 

Conteúdo sensível, com informações incorretas, que causem perturbação ou até mesmo com baixa qualidade terão a distribuição reduzida pelo algoritmo.

Outra dica é caprichar nos vídeos. Como a plataforma tem priorizado esse tipo de conteúdo, fazer vídeos originais e com qualidade aumenta as chances de ter seu conteúdo sugerido para seu público-alvo. Algumas dicas para esse formato:

  • não reutilize conteúdo do Tik Tok com marca d'água;
  • faça as imagens na vertical;
  • use os filtros, efeitos e músicas disponibilizados pela plataforma.

Lembre-se que o Instagram é uma plataforma que preza pelo entretenimento, então ele vai classificar isso também. Por isso, vídeos curtos e divertidos têm mais chances de serem mais sugeridos. 

Poste nos momentos certos

Os horários de suas postagem no Instagram podem interferir no seu alcance. Para contas profissionais, o Instagram Insights pode ajudar bastante, pois ele mostra os horários que seus seguidores estão mais ativos — e isso ajuda a entregar seu conteúdo para eles.

Outra boa opção é fazer a programação dos seus posts usando uma plataforma de automação, como o RD Station Marketing. Com ele, você ainda recebe uma análise dos resultados das suas postagens, deixando mais claro quais são os melhores dias e horários para a sua marca postar no Instagram.

telas do agendamento de posts do RD Station Marketing

Incentive seus seguidores a interagirem com sua conta

O engajamento faz muita diferença para o algoritmo. Por isso, use toda a sua criatividade e aposte nas enquetes, perguntas e todos os tipos de interação possíveis nos stories, por exemplo. 

No feed, você pode também incentivar os seguidores a comentarem, fazendo perguntas diretas sobre o tema do post. 

Use hashtags 

Hashtags precisas e bem construídas auxiliarão o algoritmo do instagram a direcionar seus conteúdos para usuários que possam ter interesse nele. Portanto, crie aquelas que fazem sentido para seu nicho, mas não exagere na quantidade. 

📖 Leia também: O que significa Hashtag e quais as mais usadas

Tenha consistência em suas postagens

Não abandone seu perfil, pois isso pode prejudicá-lo. O diretor do Instagram, Adam Mosseri, chegou a dizer em 2021 que uma cadência de postagem de dois posts de feed por semana e dois stories por dia é ideal para criar seguidores no aplicativo. 

Para alcançar essa constância, é primordial ter um planejamento antecipado dessas postagens. 

Capriche na qualidade

O Instagram valoriza muito a qualidade de imagem. Portanto, se a foto ou vídeo não ficaram bons, melhor não postar. Além da própria plataforma valorizar bastante a qualidade estética do seu conteúdo, a probabilidade do usuário parar para admirar e clicar em curtir é bem maior quando o conteúdo chama atenção pela sua beleza. 

O conteúdo continua sendo rei

Apesar de ser valioso conhecer o funcionamento do algoritmo do Instagram, a regra que sempre irá prevalecer é criar conteúdos de qualidade e envolventes para o seu público. 

A qualidade e criatividade sempre serão determinantes para conseguir alcance orgânico. Para alcançar melhores resultados na rede social, garantir essa qualidade e estar sempre por dentro das atualizações é o melhor caminho — lembrando que nem todos os “segredos” do algoritmo são divulgados. 

Caso você tenha dificuldade ou dúvidas para usar o algoritmo do Instagram da melhor forma, conte com uma agência de Marketing parceira, como a Cryah Agência Digital, e tenha a seu dispor profissionais que colecionam bons resultados na rede social.

E, para finalizar, ganhe tempo ao agendar e publicar posts no Instagram com o RD Station Marketing, a mesma ferramenta usada para ações de Inbound Marketing. Com ele, você pode definir a hora de publicar, escolhendo data e horário, além de acompanhar os resultados, com o número de visitantes que chegam a partir das publicações, além dos Leads e Vendas.

Transforme seguidores em vendas

Agende seus posts, crie páginas de link na bio, publique Landing Pages e acompanhe os resultados com RD Station Marketing.

Começar teste gratuito 
Thay Abrantes

Thay Abrantes

Quem escreveu este post

thay Abrantes é analista de sistemas, marqueteira e pós-graduada em aplicações Mobile, Sistemas Web, Marketing Digital e Mídias Sociais pela PUC-SP. Tem especialização em Neuromarketing e Inbound Marketing e mais de 12 anos de experiência na área de Marketing Digital.

Veja também

Marketing
O que são redes sociais e para que servem
Marketing
Link na Bio: passo a passo para criar, editar e incrementar seu perfil
Marketing
Quais são os melhores horários para postar no Instagram em 2024? Saiba como descobrir os seus, o que o mercado diz e ferramentas