Google promete abas 10% mais rápidas com novo Chrome

Nova versão do navegador do Chrome foca em funcionalidades para aumentar a produtividade - ou diminuir o tempo perdido - dos usuários

Bruno Volpato
Bruno Volpato25 de agosto de 2020
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Quantas abas do seu Chrome estão abertas neste momento? Enquanto escrevo este texto, contei 14 aqui no meu PC. Sim, eu sei que é errado e prejudica o desempenho, mas é tão prático, né? A boa notícia é que o Google resolveu me incentivar a manter esse péssimo hábito para a saúde da minha máquina.

“Hoje estamos compartilhando uma série de melhorias, incluindo guias que carregam mais rápido e novos recursos que permitem organizá-los e encontrá-los facilmente”, diz, triunfalmente, o comunicado com as novidades da nova versão do navegador, a M85. Entre elas, a promessa de carregamento 10% mais rápido de abas.

Continue lendo o post para saber o que mudou no Chrome nas versões para PC, Mac e Android. Antes, que tal assinar nossa newsletter? :)

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como as abas do Chrome ficaram mais rápidas

Ok, dependendo do estado físico da sua máquina, seja ela um PC ou um Mac, 10% não parece grandes coisas. Porém, caso ela ainda esteja bem e você trabalhe com muitas simultaneamente, pode fazer a diferença sim. Para chegar a essa melhoria, o Google usou duas coisas: Profile Guided Optimization (PGO) e tab throttling.

PGO é uma otimização que faz com que as partes críticas do código sejam priorizadas e executadas mais rápido. Tab throttling, ainda em beta, é literalmente “estrangulamento de abas”, mas quer dizer algo mais sutil: o Chrome redirecionará recursos das abas que estão deixadas de lado há mais tempo para as mais usadas naquele momento.

De acordo com o Google, além de acelerar o carregamento do conteúdo nas abas, a novidade também economizará bateria e memória, para alegria de internautas em todo o mundo. A essa altura do texto, por exemplo, eu já tive que fechar 7 abas, pois a situação estava ficando complicada.

Outras novidades para os fãs de múltiplas abas no Chrome

Outro afago para os fãs de múltiplas abas abertas é a possibilidade de juntá-las em temas. Isso já estava em testes, mas agora estará disponível para todos os usuários. Curioso é que a ideia inicial era só agrupá-las ao lado de um palavra-chave, tipo “Trabalho”, “Compras” ou “Tempo-real de partidas de futebol”, mas os testes trouxeram a solução de expandir ou colapsar as apas. Veja só:

chrome abas agrupadas

Já os previews das abas ainda estão na versão beta, mas oferecem a visão de um futuro glorioso. Quando são tantas as guias abertas que você já não consegue mais nem lembrar do que se trata, ela o Chrome vai oferecer uma prévia por meio de um thumb da página. Assim, você poderá ver que estava pesquisando sobre a temporada de 1993 da Fórmula 1 e pensar sobre o que está fazendo com a sua vida, antes de fechá-la. Dê uma olhada:

abas do chrome preview

Chrome para Android ganha em praticidade

Não apenas de desktop vive o Google Chrome. A versão para Android também ganhou upgrades para facilitar a vida dos usuários. O primeiro deles é que, assim como já acontece nas versões para PC e Mac, quando você digitar na barra de endereço algo que remeta a uma já aberta, o navegador vai direcioná-lo para essa guia, poupando tempo e esforço.

Além disso, há um novo atalho para compartilhar URLs em outros aplicativos, como o WhatsApp. De fato, era bem chato selecionar uma URL completa e copiar para mandar desmentidos de fake news no grupo do futebol, por exemplo. Tenho dedos grossos e prezo pela verdade, então muito obrigado, Google!

Há ainda novidades em preenchimento de PDFs e em criação de QR Codes, como você pode ver no comunicado oficial.

Falando em velocidade, como anda o seu site?

Já que falamos em velocidade de sites, como anda o carregamento do seu? Esse é um fator bem importante para sua página ranquear bem no Google, sabia? A boa notícia é que dá para melhorar sempre, como mostramos em um post sobre o tema para te ajudar.

Outra boa ideia é se aprofundar em SEO, como o nosso eBook 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google. É um conteúdo super prático e gratuito! Basta preencher o formulário abaixo para acessar e começar a melhorar o posicionamento da sua página no maior buscador do mundo.

eBook: 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google

Veja algumas estratégias que você pode adotar em seu site para melhorar seu posicionamento e atrair mais tráfego

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais.

Veja também

Marketing
O que é Google Ads (antigo AdWords)? Conheça e aprenda a criar a sua conta
Marketing
Empreendedorismo digital: o que é, razões para investir, como começar e outras dicas ????
Marketing
Webinar: o que postar nas redes sociais em época de quarentena