Muitas vezes somos direcionados a pensar que campanhas de mídias pagas são um gasto de dinheiro sem sentido, e basta ter apenas uma campanha com ROI baixo para pensarmos em desistir de anunciar na internet e nas redes sociais.
Porém, eventualmente temos que deixar os sentimentos, noções e emoções de lado e preocupar com o valor que os dados nos dão para ir em busca de uma estratégia que seja assertiva.
Os famosos testes A/B já comentados pela nossa equipe em alguns posts são o ponto de partida para descobrir aonde podemos melhorar a análise dos resultados das campanhas feitas no Facebook especificamente.
Como funciona um teste A/B?
A ideia principal de um teste A/B é realizar a comparação de um anúncio original (versão A) com as suas variações (versão B), em um mesmo período de tempo, para chegar a uma conclusão sobre a hipótese que as variações desse anúncio podem trazer. Ou seja, baseado em dados e estatísticas escolher uma versão “vencedora” da melhor formato de sua peça, encontrando as oportunidades das características que funcionam melhor do que as outras.
Para comprovar a teoria dos testes, é interessante que se faça o comparativo de 5 variáveis para alcançar melhores resultados, que são:
- 1 - Imagem
- 2 - Texto do anúncio
- 3 - Botões de CTA
- 4 - Interesses
- 5 - Localização do anúncio
Variável #1 - Imagem
Os publicitários dizem e a ciência comprova: o primeiro ponto que as pessoas veem em um anúncio é a imagem. Ela influencia bastante uma pessoa a continuar ou não a ver o seu anúncio. E é a primeira variável que pode ser testada na otimização da sua peça:
#Use cores diferenciadas
Existem vários estudos que falam sobre o poder das cores e como elas influenciam em um processo de venda.
Um anúncio que possui diversas cores em um mesmo lugar é mais efetivo que um outro que tenha menos cores? Teste!
O uso de mais cores no segundo anúncio pode aumentar as chances de atrair mais pessoas para o clique nele.
#Use rostos de pessoas
Imagens de rostos de pessoas podem ser efetivas para chamar a atenção das pessoas?
Geralmente o que observamos de alguns bancos de imagem é que o uso de homens e mulheres atrativos e crianças sorridentes é o suficiente para capturar o interesse das pessoas para o seu texto. Entretanto nem sempre essas imagens vão fazer sentido para o seu negócio, e em algumas situações serão até irrelevantes.
As imagens abaixo fazem o uso de rostos humanos que são reais e não apenas situações criadas para abastecer bancos de imagens:
#Use animais
Assim como imagens de bebês, as fotos de animais são cativantes e agradam a grande maioria das pessoas.
Imagens que captam a atenção do nosso olhar ou incitam algum tipo de emoção são extremamente recomendáveis. Quando você percebe a variedade de fotos que podem ser utilizadas como variáveis em seu anúncio é hora de testar qual delas tem uma eficácia maior do que a outra.
Mas atenção: Use imagens de animais somente se o seu produto ou serviço tiver algum tipo de relação com os bichos, do contrário essa variável não fará sentido em seu anúncio.
Variável #2 - Texto do anúncio
Um texto de anúncio para o Facebook consiste em 3 partes:
- Headline
- Corpo do texto
- Descrição
# Headline
Depois da imagem, a headline de 25 caracteres é um dos fatores que mais chamam a atenção no anúncio. Você pode iniciar com um headline atraente, o qual capture a atenção das pessoas logo após elas verem a imagem. Depois você pode explorar o corpo do texto, quando você explica a oferta, para finalmente adicionar mais detalhes na descrição do link (texto que vem logo abaixo do headline).
Escreva headlines que sejam fortes e atraentes, e que sejam desafiadoras, incitando até mesmo pessoas que escrevem com maior naturalidade a olharem para o seu anúncio. Testar essa variável no início de suas campanhas fará com que se tenha uma hipótese mais clara de quais caminhos devem ser seguidos na otimização de uma campanha.
# Corpo (texto do post)
O corpo do texto é aquele lugar em que você pode explorar um pouco mais sobre o que você diz e como você diz em relação ao produto ou serviço que está anunciando. Essa mensagem deve ser consistente e acompanhar a linha de raciocínio do headline e da descrição.
O ideal é sempre manter a objetividade, com clareza nas ideias e no produto/serviço que será oferecido. Na maioria das vezes a utilização de menos palavras no corpo do texto, significa um maior entendimento e retorno por parte de quem vai clicar no seu anúncio.
# Descrição (texto abaixo da headline)
Essa é a parte onde você justifica melhor o seu headline. Apesar de ter a menor fonte dentre as outras partes do anúncio, se possuir erros será percebido em toda a peça.
Algumas ideias para uma descrição criativa são:
- 1 - Prova social: Use a prova social dos seus fãs/seguidores para influenciar no processo de decisão de compra da pessoa que verá o seu anúncio. Pode ser um review de produto, depoimento, índices de audiência ou estatísticas de mídias sociais.
- 2 - Autoridade: Associe o seu produto com alguém conhecido ou referência no assunto. Credibilidade é importante e faz toda a diferença para quem ainda está na dúvida.
- 3 - Urgência/Escassez: Ninguém quer perder uma boa condição de fechamento de venda. Combinar isso com o senso de urgência, gerando o princípio de escassez faz com que mais pessoas tomem algum tipo de ação.
Variável #3 - Botões de CTA
O Facebook dá algumas opções interessantes de botões de chamada para a ação (CTAs), e são eles:
- Reservar agora
- Usar aplicativo
- Fale conosco
- Jogar
- Comprar agora
- Cadastre-se
- Assistir vídeo
O teste entre um anúncio que não possui CTA, com algum que possua um “Cadastre-se” ou “Comprar agora” pode trazer diferentes resultados e ideias para novas ações nas campanhas, visando aumentar o ROI das mesmas. Número de cliques, conversões e outros KPIs dos calls to action podem ser um teste de eficiência a mais para a sua publicidade.
Saiba mais sobre as possibilidades de chamadas para ação no post "Facebook: botão Call to Action na Fan Page".
Variável #4 - Interesses
Não são apenas as características diretas de um anúncio que irão mostrar o que precisa ser otimizado. Os recursos de interesse na segmentação do Facebook Ads podem trazer análises que mudam o rumo de uma campanha.
O Facebook mede interesses baseado em:
- Interesses listados;
- Atividades
- Educação e cargos
- Páginas (fan pages) que as pessoas curtem
- Aplicativos que as pessoas usam
- Grupos que elas participam
Para ter uma estratégia poderosa é necessário fazer testes e mais testes. Basear somente no que achamos pode fazer com que o dinheiro gasto com essa mídia paga traga menos retorno do que o esperado.
Variável #5 - Localização do anúncio
A coluna direita funciona melhor do que a Linha do tempo para anunciar na rede social do Zuckerberg? Só é possivel saber através de testes.
O Facebook possui quatro opções de localização de anúncios, e cabe a você entender qual a melhor forma de utilizá-los:
- Linha do tempo Mobile
- Linha do tempo Desktop
- Coluna Direita
Se você está usando a mesma configuração de anúncio na rede há muito tempo e as métricas estão caindo, talvez seja a hora de mudar o local em que ele aparece. Se a landing page ou o seu site não é responsivo, não há motivos para escolher a linha do tempo mobile.
Conclusão
O mais importante nos testes A/B de anúncios no Facebook é que cada variável deve ser testada por vez, e não todas ao mesmo tempo, pois só assim é possível mensurar o que cada elemento faz de diferença em sua campanha.
Não existe uma fórmula para campanha perfeita no Facebook, e a prova disso são os pequenos detalhes que comentamos nesse texto que podem fazer a diferença no sucesso de sua campanha no Facebook Ads.
Para saber ainda mais sobre o assunto, recomendamos o download do nosso kit Teste A/B e do nosso eBook sobre "Facebook Ads".