WhatsApp anuncia mudanças nas tarifas e categorização de conversas: benefícios para empresas

Resultados Digitais
Resultados Digitais14 de junho de 2023
Botão de WhatsApp Para Sites

O WhatsApp anunciou recentemente mudanças em sua forma de tarifação e categorização de conversas. Essas alterações trazem uma série de benefícios para as empresas que utilizam a plataforma como parte de suas estratégias de vendas e relacionamento com o cliente. Neste conteúdo, vamos explorar as principais novidades e como elas podem ajudar a impulsionar o seu negócio. Continue a leitura e confira.

Como funcionam as cobranças das conversas no WhatsApp

Antes das mudanças, as conversas no WhatsApp eram divididas em BIC (iniciadas pela empresa) ou UIC (iniciadas pelo usuário). Agora, as interações BIC foram subdivididas em Marketing, Utilidade e Autenticação, cada uma com sua própria tarifa:

  • Marketing: $0,0625. Inclui o envio de promoções ou ofertas, atualizações de informações sobre o negócio ou convites para que os clientes respondam ou tomem alguma ação.
  • Utilidade: $0,0350. Inclui solicitações ou transações específicas e previamente acordadas, ou atualizações para o cliente sobre uma transação em andamento. Isso pode incluir confirmações de transações e/ou notificações pós-compras.
  • Autenticação: $0.0315. Conversas de autenticação permitem fazer o envio de senhas descartáveis ao cliente durante processos de login.

Essa segmentação permite uma melhor organização das conversas e a possibilidade de personalizar a abordagem de acordo com o objetivo de cada interação.

Embora o custo das conversas de marketing tenha aumentado, os preços das outras categorias foram reduzidos. Essa estratégia visa equilibrar os custos, considerando o investimento necessário para atrair novos clientes. Com essa mudança, as empresas podem otimizar seus recursos e direcionar seus esforços para as interações mais relevantes e lucrativas.

Maior facilidade para campanhas de marketing no WhatsApp

Uma das grandes vantagens trazidas por essas mudanças é a facilidade para realizar ações de marketing por meio do WhatsApp. Anteriormente, mensagens com conteúdos promocionais e ofertas eram rejeitadas pela META. Agora, com a categoria específica para Marketing, as empresas têm um canal direto para divulgar promoções e atrair clientes de forma mais eficaz.

Prazo estendido para conversas gratuitas iniciadas por anúncios

Outra ótima novidade é a extensão do período de conversas gratuitas iniciadas a partir de anúncios direcionados ao WhatsApp ou clicados na página do Facebook. Anteriormente, o prazo era de 24 horas. Agora, esse período foi ampliado para 72 horas. Esses leads, considerados mais propensos a realizar compras, têm um tempo maior de interação com as empresas, o que possibilita o estabelecimento de um relacionamento sólido e aumenta as chances de conversão em vendas.

Conclusão

Ficou claro que as mudanças nas tarifas e categorização de conversas do WhatsApp trouxeram benefícios significativos para as empresas que utilizam a plataforma como parte de suas estratégias de vendas. Com a segmentação das interações em categorias específicas, os negócios podem personalizar suas abordagens e obter melhores resultados, além de direcionarem o investimento para conversas que trarão novos clientes. Já o aumento do prazo para conversas gratuitas iniciadas por anúncios permite a criação de relacionamentos mais sólidos com leads qualificados.

Agora é hora de aproveitar essas mudanças e impulsionar suas estratégias de vendas no WhatsApp para aumentar o faturamento do seu negócio. Aqui, em nosso blog você encontrará diversos conteúdos para usar o WhatsApp na sua empresa de forma profissional.

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Quem escreveu este post

Resultados Digitais é o portal de conteúdo, mídia e educação da RD Station, líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Sua plataforma de automação de Marketing e Vendas é líder no Brasil e soma mais de 50.000 clientes, em mais de 40 países.

Veja também

Conversacional
WhatsApp como ferramenta de Marketing para PMEs: saiba como usar e os diferenciais
Conversacional
Como um especialista em marketing usa o WhatsApp para vender mais em cada momento da estratégia
Conversacional
Mensagem de agradecimento ao cliente: 40 exemplos para usar no WhatsApp da sua empresa