Distribuição Sequencial de Atendimentos: como seu time comercial pode se beneficiar desse recurso

Resultados Digitais
Resultados Digitais30 de abril de 2024
Botão de WhatsApp Para Sites

Olhando para o seu setor comercial hoje, você diria que está sendo feita uma distribuição sequencial de atendimentos eficiente? Uma dúvida recorrente em muitos negócios é “qual a melhor forma de fazer uma gestão de vendas eficiente?

Existem várias respostas para essa pergunta, porém a forma de distribuição que mais deve ser considerada é aquela que faz com que o time comercial se torne mais colaborativo, produtivo e apresente resultados melhores.

Entretanto, antes de falar mais sobre uma maneira eficaz de distribuir os leads, vamos entender qual a importância de estruturar esse processo de distribuição na sua empresa.

Por que se importar com a distribuição sequencial de atendimentos entre o time comercial?

Com tantos processos que garantem o êxito de uma equipe comercial, um que é capaz de gerar resultados surpreendentes é a distribuição bem feita dos contatos dentro do time.

Uma vez que essa distribuição é feita incorretamente, pode causar grandes problemas entre os vendedores como: atrito, boicotes e discussões entre as equipes comerciais. Consequentemente, ocasionando uma diminuição das vendas e do faturamento do seu negócio.

Além disso, outros problemas que podem ser causados são o ‘’desinteresse (esfriamento)’’ do lead e o desalinhamento de comunicação entre o setor de marketing e o setor de vendas.

Portanto, olhar com atenção para a distribuição sequencial de atendimentos é o mesmo que dedicar um momento para analisar os seus resultados, visto que ela pode trazer inúmeros benefícios. Vamos destacar aqui algumas das principais vantagens.

Processos de vendas mais eficazes:

Ao realizar uma distribuição estratégica dos atendimentos, você evita que os leads sejam passados desigualmente ou desproporcionais entre os representantes de vendas.

E, esse processo pode se tornar ainda mais eficiente quando a distribuição é realizada de forma automatizada, possibilitando reduzir as chances de erros e de leads perdidos.

Jornada do consumidor Mapeada:

Ao fazer a distribuição sequencial de atendimentos corretamente, você consegue determinar qual representante comercial é responsável por um lead específico, além de acompanhar toda a jornada que ele fará na sua empresa, desde o primeiro contato até o fechamento da compra.

Dessa forma, evitando ruídos nas informações entre os setores de vendas e marketing. E, com a ajuda de uma plataforma de automatização, será mais fácil recolher as informações essenciais do seu cliente alvo, entender melhor o perfil do seu público e até oferecer novos produtos/serviços.

Aumento da produtividade:

Seu time consegue se concentrar mais nos atendimentos e nas vendas, focando nos contatos mais quentes, ou seja, mais propensos a realizar a compra. Com isso, eles passam a ter mais tempo para outras tarefas e tornam a comunicação entre os setores de marketing e vendas mais fluida e eficaz.

E, mais, com o auxílio de uma ferramenta de automatização, é possível programar um chatbot que responda perguntas simples como o horário de funcionamento, por exemplo, e seu atendimento não precisa parar para responder essas pequenas perguntas. 

Vendas em menos tempo e com menos custos:

Como a distribuição irá selecionar os leads mais qualificados e dividi-los entre o time comercial, o atendimento passará a ser mais ágil e aqueles que estão mais propensos a fechar uma compra serão atendidos com prioridade em relação aos demais.

 Por consequência, a sua taxa de conversão será maior e seus custos menores, e o alinhamento entre Marketing e Vendas será mais harmônico para as próximas vezes. Em outras palavras, sua empresa irá reduzir o tempo de espera e os custos envolvendo os processos que esse lead poderia ainda precisar.

E agora, como fazer essa distribuição de forma eficiente?

Muitas empresas, por vezes, se encontram empacadas nos seus resultados sem conseguir melhorar seus números de leads e vendas. Porém, a maneira mais simples, assegurada e eficaz de melhorar seus índices é contar com a ajuda da tecnologia.

Isso porque ao automatizar o processo com uma ferramenta especializada, todo o seu time sentirá o impacto da ausência de desorganização. Uma vez que a ferramenta fará a qualificação do lead com base no perfil definido pelo time de marketing.

Depois, ela irá filtrar os contatos mais qualificados e propensos a comprar, para, só então, começar a distribuí-los de forma estratégica, atribuindo cada lead captado ao representante responsável pela pré-venda.

E, durante os momentos com uma maior quantidade de leads, será a ferramenta que irá fazer a gestão de vendas e, ao mesmo tempo, manter a estrutura do processo de distribuição sólida e robusta.

Mas qual ferramenta de distribuição sequencial de atendimentos escolher?

Essa não é uma pergunta tão simples de responder, pois o ideal é escolher uma plataforma que atenda as necessidades do seu negócio.

Por exemplo, muitos dos nossos clientes procuram a plataforma RD Station Conversas com a necessidade de automatizar o marketing e as vendas, pois oferecemos recursos avançados de gestão de leads, incluindo a segmentação de leads e a distribuição sequencial de atendimentos.

Já para as empresas que querem uma ferramenta robusta, e capaz de acompanhar o desempenho das suas estratégias e equipes, nos procuram devido à nossa interface intuitiva que permite gerenciar toda a jornada do lead e acompanhar o desempenho da equipe de vendas.

Em outras palavras, dependendo da sua necessidade, podemos conversar e alinhar como a nossa plataforma RD Station Conversas pode ajudar a aumentar seus resultados, automatizar a gestão de vendas e aumentar as chances de fidelização dos seus clientes.

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Quem escreveu este post

Resultados Digitais é o portal de conteúdo, mídia e educação da RD Station, líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Sua plataforma de automação de Marketing e Vendas é líder no Brasil e soma mais de 50.000 clientes, em mais de 40 países.

Veja também

Conversacional
Chatbot para WhatsApp: o que é, como criar, vantagens, dicas e como escolher a melhor integração
Conversacional
9 dicas para ter mais produtividade nas vendas com o WhatsApp Business
Conversacional
Marketing Conversacional: o que é, como usar no seu negócio e os benefícios dessa tendência