ATUALIZAÇÃO DE 23/06: Uma semana depois do lançamento, o Banco Central suspendeu temporariamente os pagamentos e recebimentos pelo WhatsApp.
O WhatsApp passou a permitir a transferência de dinheiro entre usuários e o pagamento de compras diretamente pelo aplicativo. O Brasil é o primeiro país a ter acesso às novas funcionalidades, por enquanto restritas a pessoas que têm cartões de crédito e débito Visa ou Mastercard do Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.
A novidade vem em boa hora, já que milhões de empresas brasileiras precisam acelerar a transição para o digital por causa da pandemia de Covid-19. O WhatsApp é um dos meios preferidos para começar essa transformação, devido à sua popularidade no Brasil.
“Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”, diz o comunicado oficial da empresa. Continue lendo o post para ver mais detalhes e saber como ativar o pagamento pelo WhatsApp Business.
Como receber pagamentos pelo WhatsApp Business
As duas únicas exigências para começar a receber pagamentos pelo WhatsApp Business são ter uma conta no Facebook Pay - lembre-se que o Face é dono do Zapzap - e uma conta de comerciante na Cielo, parceira no projeto.
O passo a passo é o seguinte:
- Na aba de Pagamentos da tela inicial, selecione a opção Facebook Pay;
- A seguir, opte pelo item Receber pagamentos por vendas;
- Aperte Continuar para aceitar os termos de serviço do WhatsApp Business, do Facebook e da Cielo;
- Em seguida, crie uma conta Cielo dentro do Facebook Pay, inserindo seu CPF ou CNPJ;
- Nas próximas duas telas, insira seus Dados Comerciais e seus Dados Pessoais;
- Em mais uma tela, forneça seus Dados bancários para o Facebook Pay;
- Por fim, faça a Verificação da sua conta.
Para complementar, assista ao vídeo abaixo divulgado pelo WhatsApp. Ele mostra as telas do aplicativo Business que listamos no passo a passo acima.
Após a verificação, são necessários até 3 dias úteis para que a pequena empresa possa começar a receber os pagamentos. Inicialmente, a taxa cobrada dos comerciantes será de 3,99% por transação. Não há limites de valor de compra.
O WhatsApp diz que os valores entram em até 2 dias, com suporte 24/7 da Cielo. Também será possível emitir reembolsos usando o painel da Cielo.
E, reforçando: apenas clientes que possuem cartões de débito e crédito Mastercard ou Visa do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, poderão, neste primeiro momento, fazer compras com essa nova modalidade.
Se você ainda tem dificuldades para usar o WhatsApp Business, ou mesmo não conhece a ferramenta, temos um eBook gratuito completo sobre a ferramenta.
Fazendo pagamentos e transferindo dinheiro para amigos pelo WhatsApp
Se alguém recebe é porque alguém está pagando, não é mesmo? Pois é, se para os comerciantes há uma taxinha, para os compradores não haverá nenhuma cobrança extra. Os pré-requisitos são ter um cartão das bandeiras e instituições que já citamos no post, além de uma conta no Facebook Pay.
O que muda do passo a passo acima é que você vai selecionar a opção Fazer compras ou transferências ao configurar sua conta no Facebook Pay via WhatsApp, inserindo os dados do seu cartão. Para garantir sua segurança, é possível usar um PIN de 6 dígitos e a validação biométrica, além da própria criptografia ponta-a-ponta do Zapzap.
Para transferências de valores entre usuários, também valem as mesmas regras. Porém, há limites de R$ 1 mil por transação enviada e de um total de 20 transações e R$ 5 mil reais para transações recebidas por mês. Não há cobrança de taxas. No vídeo abaixo, o WhatsApp mostra como é feito:
Facebook de olho no futuro
A integração das plataformas de conversão direta - WhatsApp, Messenger e DMs no Instagram - já é um dos focos do Facebook há algum tempo. Com os pagamentos diretos usando o WhatsApp, o Facebook Pay se mostra um ativo vital para o futuro da empresa de Mark Zuckerberg.
E isso não é nenhum segredo. O comunicado diz que “como o recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, no futuro, queremos que pessoas e empresas possam usar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook.”
Se tiver sucesso em inserir os usuários digitalmente nessa modalidade de pagamento, a familiaridade com seus aplicativos deverá receber parte do mérito. Até por isso, o Brasil, um dos países em que o WhatsApp é mais popular, foi escolhido para abrir os trabalhos.
WhatsApp via RD Station
Aqui na RD, temos cada vez mais investido em integração com o WhatsApp. Nossos clientes do RD Station Marketing podem usar um botão que conecta diretamente um visitante da página com vendedores e o software. Já os clientes do RD Station CRM têm o plugin WhatsStation disponível, que facilita o trabalho dos times de Vendas.
Agora, com a possibilidade de fazer e receber pagamentos diretamente pelo WhatsApp, o aplicativo fica ainda mais relevante. Assim, acreditamos que ele pode ser um poderoso aliado da sua estratégia de Marketing Digital. Acesse abaixo nosso eBook gratuito sobre o tema e saiba como, de fato, vender mais pelo WhatsApp.