Como usar a régua de cobrança para construir bons processos na sua agência

Saiba como usar uma régua de cobrança e veja dicas para a inadimplência não se tornar um assunto que possa barrar ou impedir seus resultados.

Jéssica Bortolato
Jéssica Bortolato7 de março de 2018
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Inadimplência é um assunto muito presente no universo das agências, pois está diretamente ligada à expectativa de receita que seu negócio tem, podendo ser semanal, mensal, trimestral ou até mesmo anual. Essa variação depende, na maioria dos casos, do tipo de serviço que você realiza e das possibilidades de frequência de pagamento que está disposto a oferecer aos seus clientes.

Em alguns casos, a inadimplência pode representar outro ponto de atenção ou risco para o negócio. Em agências de Inbound Marketing que buscam receita recorrente e trabalham com serviços sendo pagos mensalmente, a inadimplência pode ser um indício da insatisfação do seu cliente.

Infelizmente esse tipo de problema afeta cerca de 30% dos negócios atuais no país. Por isso, independentemente do segmento da sua agência, a cobrança é um processo que precisa estar estabelecido desde o início do seu negócio para garantir que, quando ele cresça, a inadimplência não seja um assunto que possa barrar ou impedir seus resultados.

Neste artigo trazemos os principais aprendizados da Resultados Digitais em relação a modelo, além de mecanismos de cobrança. 

Gestão financeira para agências

Saia do automático e confira o passo a passo que vai ajudar você a registrar as movimentações do seu fluxo de caixa

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é régua de cobrança

Para ter bons resultados na cobrança de seus clientes, o primeiro passo é construir uma estrutura para isso, um passo a passo que deixe claro com que frequência e com quais canais você vai se comunicar com seu cliente.

Esses passos são conhecidos como etapas de uma régua de cobrança e sofrem variações de acordo com produto, necessidades da sua empresa e condições de pagamento que você oferece aos seus clientes.

Régua de cobrança

Em relação à régua de cobrança, três processos são essenciais:

1. Tenha um sistema automático

Muitas vezes a ausência de pagamento não se deve à intenção real do cliente. Ele pode ter se esquecido de fazer o pagamento. Outra possibilidade é que a pessoa responsável pelo pagamento seja nova na empresa, ou ainda o acúmulo de pagamentos fez com que determinada conta passasse despercebida.

Por isso, utilizar um sistema automático vai facilitar muito o trabalho da sua equipe, pois garante que seu cliente vai receber e ser lembrado da cobrança sem que tenha que ser pró-ativo em relação a ela. Utilizar um sistema que envia a cobrança 10 dias antes do pagamento e relembra o cliente de que o pagamento está se aproximando potencializa as possibilidades de efetivação de pagamento e diminui a inversão de tempo da sua equipe na cobrança.

Esse tipo de sistema, além de servir para cobrança prévia ao vencimento, é parte essencial para lembretes e avisos após o vencimento, deixando sempre claro ao cliente as penalidades que o mesmo está sofrendo pelo ausência do pagamento.

>> Leia mais: Como cobrar um cliente: o que você precisa saber para garantir os pagamentos e não estragar a relação

2. Utilize diferentes canais para se comunicar com o cliente

Email, na maioria dos casos, é o canal oficial de cobrança. Além de fácil automatização, é um serviço de baixo custo, que permite edições e pode ser enviado de uma única vez para diferentes contatos.

Também é, sem dúvida, o canal que nos permite passar ao nosso cliente informações suficientes para que ele possa concluir o pagamento, como dia de vencimento, valor da cobrança, link para o pagamento.

O email está incluso em todos os momentos da régua: mensagens de cobrança, lembretes, atraso e até mesmo suspensão do serviço.

Telefone é um canal que traz resultados de forma rápida, principalmente no reagendamento de pagamentos. No entanto, dependendo do ticket do seu produto e disponibilidade da sua equipe, é algo que você precisa utilizar apenas em momentos e clientes estratégicos.

Caso você não tenha uma área de cobrança e sua equipe de operação seja responsável pela métrica de cobrança, o recomendado é que você utilize a ligação como reforço para as ações feitas anteriormente e selecione os clientes que a equipe considera de maior risco, que não respondem aos seus contatos via email.

Para esse tipo de ligação é importante que se tenha um roteiro, que se esteja preparado para negociar e, o mais importante, é necessário sair da ligação com o comprometimento do cliente e com a data de pagamento agendada.

No caso da Resultados Digitais, o cliente tem dentro da sua conta no RD Station uma aba onde ele encontra todas suas cobranças e extrato de pagamentos. Além disso, ao acessar o software, em casos de inadimplência, o cliente receberá mensagens na sua tela sobre a mesma, bem como indicações de como efetuar o pagamento.

3. Frequência

A frequência é algo que varia de acordo com o prazo que você estipula para pagamento do seu serviço. No caso da Resultados Digitais, nosso produto principal é o software de marketing RD Station, e ele é pago pela maioria dos nossos clientes mensalmente. Sendo assim, nossa régua de cobrança é feita em dias e o objetivo é que a mesma se conclua em um mês, fechando com o pagamento.

Na Resultados Digitais, no momento em que o cliente fecha a compra, ele escolhe sua data de pagamento, bem como com quantos dias de antecedência deseja receber a cobrança. A partir desse momento, nossa régua passa a funcionar semelhante à imagem abaixo:

Régua de cobrança

Incentive a quitação em uma única vez

Agências que oferecem diversos serviços ou necessitam de recorrência de pagamento maior (mensal) precisam ser criativas e oferecerem aos clientes diferentes facilidades para o pagamento. Garantir a segurança de negociação e dar ao cliente diferentes formas de pagamento auxilia a evitar a inadimplência na sua empresa.

Complementar a isso, clientes que optam pelo pagamento semestral ou anual do serviço têm sido divisores de águas para a contratada.

Na Resultados Digitais percebemos que, além de facilitar o processo de cobrança e compensação de pagamentos, o pagamento por maior período funciona como incentivo para que os clientes utilizem cada vez mais nossos serviços.

Ter incentivos especiais para clientes dispostos a este tipo de pagamento é essencial. Como exemplo disso podemos citar a aplicação de desconto, que na maioria dos casos pode variar entre 5% e 10% do valor total.

>> Leia mais: Fluxograma de processo: o que é, como fazer e exemplos práticos para aplicar

Quem deve cobrar?

A depender do serviço, modelo de cobrança e da quantidade de clientes de uma agência se faz necessário a estruturação de uma área de cobrança. Em outros casos, essa é uma métrica que pode caminhar paralela à função de outra área na empresa. Na maioria das vezes, é alocada em áreas que estão à frente da operação e que já têm contato direto com o cliente.

Independentemente de quem seja o responsável final por cobrança na sua empresa, o mesmo precisa ter treinamento para garantir que o relacionamento com o cliente não seja danificado por esse tipo de contato.

Por ser um momento sensível, faz-se necessário que o contratante tenha comunicação clara, informações sobre os produtos e/ou serviços prestados, histórico dos contatos relacionados à cobrança e valores exatos. O responsável também precisa ter uma margem de autonomia para poder negociar o valor e, com isso, poder reagendar de forma ágil um novo pagamento.

>> Leia mais: Pagamento recorrente: o que é e quais são as vantagens deste modelo para a sua empresa

Conclusão

Independentemente das recomendações trazidas, que visam a diminuir a inadimplência, no momento de construir os processos de cobrança da sua agência a prioridade sempre precisa estar voltada para a atenção e o bom relacionamento com seu cliente. Com algumas ferramentas, processos claros e pessoas treinadas, é possível que sua empresa garanta, além de resultados, satisfação total de seus clientes.

Jéssica Bortolato

Jéssica Bortolato

Veja também

Agências
As estratégias de marketing imobiliário adotadas para os clientes da agência K2
Agências
Como prestar serviços de Marketing Digital em empresas digitalmente imaturas?
Agências
Criatividade em tempos de marketing de resultados