Como encontrar o profissional de marketing ideal para sua agência

Raphael Leite
Raphael Leite26 de fevereiro de 2015
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Prestadores de serviços de marketing digital estão acompanhando o crescimento na demanda de empresas que querem ter uma forte presença digital e extrair resultados na internet. A busca por entregas concretas para seus negócios é um prato cheio para quem trabalha com Inbound Marketing, mas conseguir satisfazer clientes cada vez mais exigentes e conscientes de onde investem seu dinheiro não é fácil sem uma equipe preparada para isso. Encontrar o perfil do profissional de marketing é um desafio para muitos, então trazemos algumas dicas para ajudá-lo.

Primeiro passo: qual é a estrutura da sua equipe?

Para se escolher quem deve compôr o seu time, o primeiro passo é pensar quais são os tipos de serviço oferecidos aos clientes e qual é a estrutura da sua equipe atual. Olhe para os funcionários e veja quais são as habilidades técnicas que estão faltando para que a agência consiga oferecer todos os serviços relacionados à Inbound Marketing: produção de conteúdo, SEO, email marketing, mídias pagas e etc.

Outro ponto de análise é a estrutura interna que você deseja montar: prefere profissionais que executem todas as etapas do serviço oferecido ou criar um time setorizado? Um time em que todos produzem conteúdo, fazem gestão de mídias sociais e disparos de email ou uma pessoa especializada para cada frente de ação? Nesse segundo caso, a vantagem é a construção de especialistas que podem garantir um nível de entrega maior para cada serviço. Você também deve levar em conta outra opção, que é terceirizar algumas atividades, como a produção de conteúdo, por exemplo.

Identificadas as atividades que seu time deve executar, é preciso entender as habilidades que seus candidatos precisam ter para trabalhar com frentes de Inbound Marketing como SEO, mídias sociais, links patrocinados e etc. Nosso guia de contratação tem informações completas sobre isso. Se possível, também opte por profissionais que tenham experiência com ferramentas de marketing digital ou plataformas integradas.

A falta de profissionais preparados (até porque muitas dessas atividades são bastante recentes e não há instituições de ensino focadas para o Inbound Marketing) pode levá-lo a optar por pessoas com menos experiência. Nesses casos, o desejo de aprender e o comprometimento com o seu negócio devem ser ponto-chave para a decisão.

E claro, em todos os casos, a contratação de profissionais com capacidade de organização para executar as atividades dentro do prazo estipulado, capacidade analítica para propôr a melhor solução para o problema e o desejo de entregar o melhor resultado são primordiais para manter sua agência saudável e os clientes satisfeitos.

Onde encontrar profissionais de Inbound Marketing

Com a nossa própria experiência em buscar profissionais capacitados em marketing digital no mercado, podemos compartilhar algumas dicas de como encontrá-los:

Procure os profissionais nos canais adequados: o LinkedIn é um ótimo lugar para começar, podendo filtrar os candidatos pelo perfil dele (interesse, experiência). Sites especializados em ofertar empregos também são muito indicados.

Procure em comunidades sobre o tema: outros lugares interessantes são blogs e grupos sobre marketing digital. Postar a oferta de emprego e conversar com algumas pessoas pode ser fonte de boas contratações.

Eventos e indicações: a prospecção em eventos da área pode funcionar, já que muitos dos presentes têm interesse e conhecimento no tema. Uma maneira segura de trazer pessoas para o time é a própria indicação dos funcionários da agência, que já conhecem o candidato e podem recomendá-lo.

Mas não basta atrair esse pessoal, é preciso despertar o interesse em trabalhar na agência. Monte a descrição da vaga de uma maneira direta e atrativa: elucide quais são as principais habilidades que o candidato precisa saber para desenvolver as tarefas, bem com as atividades do dia a dia que irá desenvolver e também as qualidades pessoais que o candidato precisa possuir. Você pode conferir aqui como montar a descrição ideal da vaga.

Nós sabemos que mesmo seguindo essas dicas pode não ser fácil encontrar esses profissionais no mercado brasileiro, por isso é recomendado que as agências estejam dispostas a treinar seus novos funcionários e a capacitar seus profissionais internamente, tema a ser discutido em uma próxima postagem aqui no blog.

Raphael Leite

Raphael Leite

Veja também

Agências
Como utilizar Ferramentas Google na rotina de pequenas agências
Agências
Como as agências podem educar o mercado sobre Inbound Marketing
Agências
Máquina de Crescimento: a metodologia da Resultados Digitais que pode ajudar no crescimento escalável da sua agência