Prestadores de serviços de marketing digital estão acompanhando o crescimento na demanda de empresas que querem ter uma forte presença digital e extrair resultados na internet. A busca por entregas concretas para seus negócios é um prato cheio para quem trabalha com Inbound Marketing, mas conseguir satisfazer clientes cada vez mais exigentes e conscientes de onde investem seu dinheiro não é fácil sem uma equipe preparada para isso. Encontrar o perfil do profissional de marketing é um desafio para muitos, então trazemos algumas dicas para ajudá-lo.
Primeiro passo: qual é a estrutura da sua equipe?
Para se escolher quem deve compôr o seu time, o primeiro passo é pensar quais são os tipos de serviço oferecidos aos clientes e qual é a estrutura da sua equipe atual. Olhe para os funcionários e veja quais são as habilidades técnicas que estão faltando para que a agência consiga oferecer todos os serviços relacionados à Inbound Marketing: produção de conteúdo, SEO, email marketing, mídias pagas e etc.
Outro ponto de análise é a estrutura interna que você deseja montar: prefere profissionais que executem todas as etapas do serviço oferecido ou criar um time setorizado? Um time em que todos produzem conteúdo, fazem gestão de mídias sociais e disparos de email ou uma pessoa especializada para cada frente de ação? Nesse segundo caso, a vantagem é a construção de especialistas que podem garantir um nível de entrega maior para cada serviço. Você também deve levar em conta outra opção, que é terceirizar algumas atividades, como a produção de conteúdo, por exemplo.
Identificadas as atividades que seu time deve executar, é preciso entender as habilidades que seus candidatos precisam ter para trabalhar com frentes de Inbound Marketing como SEO, mídias sociais, links patrocinados e etc. Nosso guia de contratação tem informações completas sobre isso. Se possível, também opte por profissionais que tenham experiência com ferramentas de marketing digital ou plataformas integradas.
A falta de profissionais preparados (até porque muitas dessas atividades são bastante recentes e não há instituições de ensino focadas para o Inbound Marketing) pode levá-lo a optar por pessoas com menos experiência. Nesses casos, o desejo de aprender e o comprometimento com o seu negócio devem ser ponto-chave para a decisão.
E claro, em todos os casos, a contratação de profissionais com capacidade de organização para executar as atividades dentro do prazo estipulado, capacidade analítica para propôr a melhor solução para o problema e o desejo de entregar o melhor resultado são primordiais para manter sua agência saudável e os clientes satisfeitos.
Onde encontrar profissionais de Inbound Marketing
Com a nossa própria experiência em buscar profissionais capacitados em marketing digital no mercado, podemos compartilhar algumas dicas de como encontrá-los:
Procure os profissionais nos canais adequados: o LinkedIn é um ótimo lugar para começar, podendo filtrar os candidatos pelo perfil dele (interesse, experiência). Sites especializados em ofertar empregos também são muito indicados.
Procure em comunidades sobre o tema: outros lugares interessantes são blogs e grupos sobre marketing digital. Postar a oferta de emprego e conversar com algumas pessoas pode ser fonte de boas contratações.
Eventos e indicações: a prospecção em eventos da área pode funcionar, já que muitos dos presentes têm interesse e conhecimento no tema. Uma maneira segura de trazer pessoas para o time é a própria indicação dos funcionários da agência, que já conhecem o candidato e podem recomendá-lo.
Mas não basta atrair esse pessoal, é preciso despertar o interesse em trabalhar na agência. Monte a descrição da vaga de uma maneira direta e atrativa: elucide quais são as principais habilidades que o candidato precisa saber para desenvolver as tarefas, bem com as atividades do dia a dia que irá desenvolver e também as qualidades pessoais que o candidato precisa possuir. Você pode conferir aqui como montar a descrição ideal da vaga.
Nós sabemos que mesmo seguindo essas dicas pode não ser fácil encontrar esses profissionais no mercado brasileiro, por isso é recomendado que as agências estejam dispostas a treinar seus novos funcionários e a capacitar seus profissionais internamente, tema a ser discutido em uma próxima postagem aqui no blog.