Pelo quarto ano consecutivo, a Resultados Digitais e a Rock Content se uniram para lançar o Panorama das Agências Digitais no Brasil. Essa pesquisa se tornou ao longo do tempo uma das principais referências para se entender quais são os principais desafios enfrentados e as oportunidades desse mercado.
Essa relevância não é à toa. Mergulhamos a fundo em diversos temas que envolvem o mundo das agências digitais: perfil dos negócios, principais serviços oferecidos, performance em vendas, estratégias adotadas para retenção de clientes e muito mais.
As informações apresentadas neste relatório foram obtidas por meio de uma pesquisa online, respondida por 1042 representantes de agências de todo o Brasil
Para dar um gostinho do que você pode encontrar na pesquisa, compartilho 3 dados reveladores sobre o mercado.
1. Sócios prevalecem como responsáveis pela aquisição de novos clientes
Pelo fato de as agências terem equipes enxutas, os gráficos mostram que os sócios ainda executam a tarefa de aquisição de novos clientes, seja integralmente (72,3%) ou parcialmente (16,1%).
Esses dados podem refletir um contexto em que os sócios centralizam muitas funções para si e estão sobrecarregados de atividades, prejudicando o investimento de tempo em ações voltadas à construção da estratégia da agência e à representatividade do negócio no mercado.
Somente 27,8% das agências contam com vendedores dedicados, e destas, a maior parte conta com uma média de 3 pessoas no time comercial. É muito positivo contar com profissionais para a prospecção de novos clientes na equipe, já que isso permite um foco maior na estruturação de um setor de vendas e na construção de uma proposta comercial de sucesso.
2. O ticket médio das agências aumentou nos últimos anos
Vale destacar que existem muitas estratégias para agregar ainda mais valor ao trabalho e aumentar o valor pago pelo cliente. A partir do momento em que você consegue entregar resultados e fidelizá-lo com os primeiros serviços, você pode pensar em adicionar novas ofertas ao seu pacote, mostrando os resultados alcançados até agora e apontando um potencial cenário para voos mais altos.
A pesquisa também revela que 67,9% das agências participantes tiveram um faturamento acima de R$ 120 mil anual. Além disso, uma maioria de 74,3% dos respondentes destacou que o faturamento da agência entre 2016 e 2017 aumentou ou se manteve — mais uma prova do potencial da oferta de serviços digitais.
3. Compra de mídia digital continua a ser o serviço mais ofertado
Existe uma série de opções de serviços de Marketing Digital que sua agência pode oferecer, pensadas em cada etapa do Funil de Vendas - da atração à retenção. A proposta é que o seu negócio busque sempre evoluir seus serviços e abranger ao máximo todas as ofertas importantes para atração, conversão, relacionamento, venda, análise e retenção.
A pesquisa indicou pequenas quedas nas ofertas de compra de mídia digital e de gerenciamento de redes
sociais, embora os dois serviços permanecem na liderança. Um marco importante deste ano é que Marketing de Conteúdo assumiu pela primeira vez o terceiro lugar no ranking, com 77,3%. Também passamos a perguntar se as agências desenvolvem sites e 73% delas disseram que sim, o que deixa o serviço em quarto lugar.
Outro ponto interessante de se destacar é que a oferta de serviços de automação de marketing teve um segundo
salto consecutivo — em dois anos, foi de 34,5% para 51,9%. Essa oferta se mostra cada vez mais decisiva para se
relacionar com Leads de maneira inteligente e escalável.
__
E aí, quer conferir o relatório completo do Panorama das Agências Digitais 2019? Acesse já e garanta que você esteja por dentro dos principais desafios e oportunidades para o seu setor!