Como o Sebrae Amapá estreitou seu relacionamento com clientes e fechou 42x mais vendas

Sobre a Sebrae

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Amapá surgiu em 1972, quando ainda chamava-se NAE (Núcleo de Assistência Empresarial). Trata-se de uma entidade privada sem fins lucrativos, agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criada para dar apoio a pequenos negócios.

Com a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo no Amapá, o Sebrae atua ativamente na geração de resultados que impactam no efetivo crescimento desses negócios.

O Problema

Antes de assinar o RD Station, o Sebrae Amapá tinha a necessidade de elevar o número de atendimentos às micro e pequenas empresas através da oferta de cursos, consultorias e orientações técnicas; criar um relacionamento constante com os milhares de clientes à distância usando canais digitais e atender clientes em todos os municípios do estado do Amapá.

Além disso, a empresa também encarava os desafios de atender clientes que não tinham tempo de ir pessoalmente ao Sebrae e nutrí-los com conhecimento à distância.

A principal razão que motivou o Sebrae Amapá a buscar o RD Station foi a possibilidade de contratar uma ferramenta que permitisse o envio de e-mails segmentados para cada tipo de cliente (Microempreendedores Individuais, Microempresas, Empresas de Pequeno Porte, produtores rurais e potenciais clientes). Assim, seria possível criar um relacionamento à distância com os clientes enviando conteúdo de qualidade e personalizado por e-mail.

Outros fatores que influenciaram na decisão da empresa foram as possibilidades de elevar o número de inscrições em cursos e a participação em eventos do Sebrae, assim como o de acessos ao Portal do Sebrae e ao Fale com um Especialista.

Ações Implementadas

Relacionamento com MPEs e ofertas segmentadas:

O Sebrae Amapá identificou a possibilidade de abrir um canal de relacionamento com seus clientes via e-mail, ferramenta até então não explorada pela empresa. Essa ação permitiu o envio de conteúdo de qualidade para cada tipo de cliente conforme suas necessidades. Além disso, também foram oferecidos cursos, palestras, oficinas e consultorias presenciais e online aos clientes fazendo uso de estratégias de e-mail marketing.

Aumento de acesso a conteúdo do Portal Sebrae

A empresa também identificou a oportunidade de educar clientes através do envio de sugestões de leitura de conteúdo já publicados no Portal Sebrae. Com isso, aumentariam o número de acessos no portal, nos cursos EAD e estimulariam a conversão no campo Fale com um Especialista.

Número de Cadastros e geração de oportunidades

O Sebrae realizou ações para aumentar o cadastro de novos clientes por meio da oferta de e-books, ideias de negócio, manuais e cartilhas. Além disso, a empresa identificou que quanto mais cadastros atualizados, qualificados e segmentados, mais possibilidades de oferta de cursos, oficinas e consultoria eram possíveis. Por isso, foi desenvolvida uma operação que permitiu à Central de Atendimento oferecer soluções automáticas do Sebrae de acordo com cada cliente.

Criação de conteúdos e definição de ações de Marketing Digital

As ações realizadas pela empresa consistiram na criação de campanhas de e-mail marketing segmentadas e no trabalho de SEO nas páginas do Portal Sebrae. Atualmente o Sebrae no Amapá conta com 250 Landing Pages com ideias de negócios, planilhas, manuais e mais de 20 formulários de cadastros que permitem a geração de centenas de novos cadastros mensalmente.

Exemplo 1:

O Sebrae Amapá tinha a necessidade de atualizar o cadastro dos clientes de sua base. Para isso, foi criada uma Landing Page e enviado o link por e-mail, e também inserido um botão no Portal do Sebrae e na Central de Atendimento. Dessa forma, foi possível segmentar os clientes e qualificá-los para receberem conteúdo do Portal Sebrae.

landing page RD Station Sebrae Amapá história de sucesso RD Station

Exemplo 2:

Foram realizadas ações de segmentação e automação de marketing para que o cliente passasse a receber conteúdo e sugestões de soluções do Sebrae de acordo com sua necessidade e perfil.

Abaixo é possível conferir uma das automações feitas pelo Sebrae Amapá para MEIs, onde, com base nos principais problemas mapeados através da criação de personas, foi desenhado o envio de 97 e-mails, cada um com uma dica programada para disparo semanal. Mais de 1469 MEIs recebem os e-mails com orientações do Sebrae.

Automação de Marketing Sebrae Amapá História de Sucesso RD Station

Exemplo 3:

Outra ação realizada foi a integração da Central de Atendimento aos Serviços do Portal Sebrae. Após o cliente deixar seus dados nas Landing Pages do Portal Sebrae, esses dados são direcionados para os atendentes da Central que, por sua vez, realizam ligações ativas de qualificação do cliente e oferta de cursos, oficinas, palestras e consultorias. Isso permitiu maior precisão no momento de oferta e geração de novos atendimentos.

landing pageSebrae Amapá - história de sucesso RD Station

Antes do uso do RD Station, os resultados do Sebrae Amapá eram mínimos e próximos de zero. Mas a história mudou: o funil de vendas do mês de março demonstra a efetividade da estratégia no fechamento de 254 inscrições em cursos:

análises RD Station sebrae amapá história de sucesso

A expectativa com a RD foi superada, pois além de criar relacionamento, foi possível elevar o número de inscrições em cursos, oficinas e soluções do Sebrae. Com o trabalho de Inbound, ficou claro que a produção de conteúdo e o relacionamento em escala são o caminho para atingir as metas da instituição.

Resultados

Com a utilização do RD Station, o Sebrae Amapá viu o número de visitas em seu portal saltar de 10.535 para 86.068 acessos por mês. Ou seja, um crescimento de 817% em novas visitas. Houve também uma redução de 48% nos custos de aquisição de clientes (CAC) via internet.

Além disso, a taxa de inscrições em cursos oferecidos pela instituição cresceu 2.540% e a qualidade no cadastro de clientes aumentou de 40% para 67%. O volume de novos clientes também foi influenciado pelas novas ações, subindo 4.169%: de 100 para 4.269 com o uso da ferramenta.

O Sebrae no Amapá vem desenvolvendo uma forte estratégia de relacionamento com os pequenos negócios em ambientes digitais. E foi com a RD Station que conseguimos potencializar os resultados efetivos de aumento de vendas de cursos, oficinas e consultorias nos vários canais de atendimento, além de um aumento expressivo do volume de visitas no Portal Sebrae.

– Isana Alencar, Diretora Técnica do Sebrae no Amapá

A empresa aprendeu que, para obter resultados, é necessária a dedicação exclusiva de no mínimo 1 colaborador para a criação das estratégias, ajustes da ferramenta e a constante melhora dos conteúdos publicados periodicamente.

Se antes o Sebrae Amapá não se relacionava com seus clientes por email, hoje a empresa consegue acompanhar os resultados dessa interação e ainda conta com a integração de dados de mídias sociais com os dados do Portal Sebrae, o que possibilita ofertas mais direcionadas para cada público.

Planos para o futuro

O Sebrae no Amapá pretende lançar uma loja virtual para a comercialização de todos os produtos e serviços da instituição, aumentando ainda mais o número de vendas e contribuindo para a melhoria de seu relacionamento com os clientes. A empresa espera um aumento de 50% no volume de vendas, duas vezes mais visitas no Portal Sebrae e a redução de 30% nos custos que aquisição dos novos clientes.

A Sebrae mudou a própria história com Marketing Digital.
Será que não está na hora de mudar a da sua empresa?

Descubra como você pode implementar novas estratégias para o seu negócio fazendo uma avaliação gratuita com a gente.

Quero fazer uma avaliação