Como a Martins e Oliveira cresceu 400% a venda do serviço de Aquisição de Nacionalidade Portuguesa

Sobre a Martins e Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins e Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em Direito Tributário e em aquisição de nacionalidades estrangeiras, com foco em Nacionalidade Portuguesa.

Flávio Martins Peron nasceu em Portugal e veio morar no Brasil ainda criança. Se formou em Direito e, enquanto se especializava em Direito Tributário e em Processo Civil, sua esposa e sócia Ema Cristina de Oliveira buscava ajudá-lo no processo de regularização da nacionalidade Portuguesa da família. Durante esse tempo, perceberam que não existia no Brasil um escritório especializado para orientar e auxiliar descendentes Portugueses na aquisição da nacionalidade de forma rápida e eficiente, e assim nasceu o escritório.

O problema

Buscando estar mais presente no meio online, criaram uma página no Facebook onde compartilhavam histórias de clientes que conseguiram conquistar a nacionalidade Portuguesa. Com o passar do tempo, perceberam que estavam atingindo um ótimo volume de visualizações e interações, porém não estavam conseguindo aproveitar tudo isso para realizar mais vendas do serviço.

Foi então que, em Julho de 2016, decidiram buscar alguma solução na internet. Encontrando uma história de sucesso no uso do RD Station para escritórios de Advocacia, perceberam que desenvolver uma boa estratégia de Marketing Digital era o caminho que deveriam seguir.

A solução

O desafio era começar a aproveitar o fluxo das redes sociais para transformá-lo em novos clientes. Durante a implementação do RD Station, depois de entender quem era o público alvo do escritório,  o primeiro passo foi criar uma Landing Page para começar a captar contatos com conteúdo de fundo de funil, nascendo assim o “Checklist da Nacionalidade Portuguesa’’.

No checklist, assim que alguém preenche o formulário, a automação de marketing realiza um filtro e envia uma resposta automática via e-mail. Caso a pessoa seja elegível para a cidadania Portuguesa, receberá um novo e-mail solicitando os documentos complementares de acordo com o grau de parentesco. Caso ela não seja elegível, receberá um e-mail explicando o porquê de não ter esse direito.

Os interessados elegíveis para a Nacionalidade que respondem ao e-mail automático enviando os documentos solicitados são, então, abordados pelo time comercial do escritório para iniciar o processo.

Além da Landing Page de checklist para a nacionalidade Portuguesa, também foram criadas outras como: “Busca de Certidão de Nascimento/Batismo em Portugal”, “Lei de Aquisição para Netos de Portugueses”, “Golden Visa: Autorização de residência em Portugal”, entre outras. Para garantir acessos às páginas, foram criados diversos Calls to Action ao longo do site e realizadas postagens nas mídias sociais.

Outra ação desenvolvida foi relacionada à estratégia de compra de mídia paga como Google Adwords e Facebook Ads. O escritório não conseguia medir o resultado real que estava tendo em cada um de seus anúncios, então foram criadas Landing Pages específicas para conseguir ter maior controle sobre o retorno do investimento e o custo de aquisição de clientes. Com essa ação, ficou muito mais fácil tomar decisões sobre quanto e onde o escritório deve investir o valor direcionado para publicidade paga.

Com relação ao trabalho com e-mail marketing, a Martins e Oliveira passou a criar newsletters semanais que são enviadas todas as sextas-feiras no mesmo horário. Manter esse relacionamento constante com a base de contatos, sempre prezando por conteúdo de qualidade e valor agregado para o seu público, vem ajudando o escritório na nutrição durante o processo de compra e assim também no fechamento de mais vendas.

Os resultados

Em 7 meses de uso do RD Station, os resultados foram além das expectativas da Martins e Oliveira.

Aprendemos muito sobre Marketing Digital. Hoje, conseguimos classificar melhor os interessados em nossos serviços e nos relacionarmos de forma mais fácil e eficiente com eles. Isso fez com que todas as pessoas do escritório se envolvessem e buscassem aprender sobre o Inbound Marketing, o que aumentou também o conhecimento sobre o nosso próprio serviço.

As vendas do serviço de Requisição de Nacionalidade Portuguesa aumentaram 400%. Com a automação, ficou muito mais fácil entender quem realmente tem direito e interesse no serviço.

O site teve um crescimento de 1000% no volume de acessos mensais, saindo de em média 5 mil para 50 mil visitas.

Captando contatos via Landing Pages, e não mais apenas via formulário de contato do site, a base de leads aumentou 1000% – chegando a 12.000 leads.

O futuro

O próximo passo para deixar a estratégia ainda mais robusta e alcançar outros canais de tráfego é o lançamento de um blog. A Martins e Oliveira quer ser reconhecida como referência no assunto de cidadania Portuguesa, tornando-se a maior conexão entre o Brasil e a Europa.