Como a Edools vem crescendo 80% ao ano com Marketing Digital


Assista ao vídeo

Sobre a Edools

A empresa

A Edools é uma solução para empresas que querem criar seus ambientes de aprendizagem online. A plataforma fornece a infraestrutura tecnológica necessária para o ensino a distância, buscando dar a melhor experiência aos alunos e atuando em quatro principais segmentos de mercado: Treinamento Corporativo, Preparatórios para Concursos, Cursos Livres e Universidades.

A empresa foi fundada em 2013 quando, antes disso, os fundadores tinham uma empresa de empreendedorismo que atuava com treinamentos presenciais em todos o Brasil e, tentando escalar esse negócio, decidiram criar cursos online. Na busca pela melhor solução para esses cursos, perceberam que ainda não existia no mercado uma plataforma que supriria suas necessidades de maneira segura e eficiente, e essa oportunidade de mercado ficou clara.

Hoje, a Edools funciona no modelo SAAS (Software as a Service) e tem como missão somar forças para a evolução constante do ensino online.

O problema

Os primeiros clientes da empresa foram conquistados no boca a boca, de maneira informal, conversando com a rede de networking dos fundadores. Logo perceberam a necessidade de iniciar uma estratégia de marketing e criaram um blog. Apesar do blog, o marketing não era uma área prioritária no início da empresa, os esforços eram direcionados principalmente para o desenvolvimento do produto, enquanto o marketing ficava de lado, sendo feito esporadicamente e com processos manuais.

Os fundadores da Edools já acompanhavam o blog da Resultados Digitais há um tempo e também conheciam os fundadores de eventos e programas de aceleração que participavam. Então, quando precisaram ganhar previsibilidade e escala na empresa, decidiram levar o marketing a sério contratando um responsável, criando o departamento de Marketing e iniciando o uso do RD Station.

“Hoje, quando eu olho para trás, se tivesse que pegar um aprendizado seria: conseguir desenhar a estrutura, essa maquininha de marketing e vendas, e trabalhar ela para operar bem e ganhar consistência logo no início, é uma das coisas que eu anteciparia.” Rafael Carvalho, CEO.

A solução

O primeiro desafio da Edools foi aumentar a base de leads. Para isso, buscaram diversas parcerias para co-marketing com clientes, parceiros e fornecedores e, assim, aumentaram o número de materiais ricos publicados mensalmente e também o de publicações semanais no blog.

Com a base crescendo, passaram a focar na melhoria do processo de qualificação dos leads. O primeiro passo foi um estudo da base para identificar padrões e o nível de engajamento e potencial de fechamento de cada um deles.

A partir do estudo, o lead scoring foi configurado para identificar rapidamente os leads mais quentes e encaminhá-los ao time comercial. Ao mesmo tempo, foram criados fluxos de automação tanto para guiar os leads qualificados na jornada de compra, buscando acelerar o processo, quanto para educar os leads desqualificados, mostrando a importância de ter uma escola online ou falando sobre como uma empresa pode gerar receita com uma escola online.

O email marketing e as mídias sociais também foram canais extremamente utilizados para garantir o sucesso de todas as campanhas e ações.

Os Resultados

Com a estruturação do time de Marketing e o desenho de uma estratégia sólida de Marketing Digital, os resultados logo apareceram. Levando em conta apenas o último ano, o site da Edools passou a ter 300% mais visitas, sendo que somente o tráfego orgânico cresceu mais de 1500%.

Com mais movimento no site, a geração mensal de leads cresceu em torno de 1000%, o que fez com que a base total de leads tivesse um aumento de 600%.

O resultado da estratégia de Marketing refletiu diretamente nos resultados da empresa, que vem crescendo 80% ao ano.

“Quando a gente começou a fazer esse trabalho de Marketing Digital, ele se pagou. O resultado foi muito positivo! O nosso ponto fraco mesmo, o nosso erro, foi não ter tratado esse trabalho de Marketing com o devido valor que ele tem na estratégia da empresa desde o ínicio.” Rafael Carvalho, CEO.

O Futuro

A Edools comemorou em 2017 a marca de 1 milhão de alunos. Para o futuro, já estão preparando a festa de 5 milhões. O que os motiva a seguir?

“Entender que, com o nosso trabalho, estamos possibilitando que cada vez mais e mais pessoas tenham acesso à educação. A gente ajuda, entrega a tecnologia, para que as empresas entreguem um melhor ensino, com mais qualidade, com maior capilaridade. E nós fazemos parte ativamente desse todo que está impactando positivamente o mundo com a educação. Essa visão é que eu acordo de manhã e falo: Vamos conquistar mais alunos, para impactar mais pessoas!” Rafael Carvalho, CEO.

A Edools mudou a própria história com Marketing Digital.
Será que não está na hora de mudar a da sua empresa?

Descubra como você pode implementar novas estratégias para o seu negócio fazendo uma avaliação gratuita com a gente.

Quero fazer uma avaliação