Como a Alusolda encontrou na internet uma solução para crise econômica


Assista ao vídeo

Sobre a Alusolda

A empresa

A Alusolda foi fundada em 1987 pelo empreendedor Paulo Cesar, em Aparecida de Goiânia, Goiás. É especializada em máquinas de solda e corte: faz locação e revenda de equipamentos, venda de peças de reposição e consumíveis para solda e corte e também presta assistência técnica.

Hoje com 30 anos de história, é a maior empresa de locação de equipamentos de solda e corte no Centro Oeste do Brasil.

O problema

A principal estratégia de marketing adotada pela Alusolda por muitos anos foi o marketing offline: placas, adesivos, calendários, brindes e outras ações. Buscando novos canais, a empresa começou também no marketing online, adicionando ações de mídias paga como Adwords e Facebook Ads.

Pesquisando sobre Marketing Digital para um trabalho de conclusão de curso, Paulo chegou até a Resultados Digitais e percebeu que poderia trabalhar melhor o online para ter uma estratégia mais otimizada, com menos injeção de dinheiro e resultados mais expressivos. Decidiu, então, apostar no RD Station para tentar superar a crise que o país e o setor estavam passando.

A Solução

Durante a implementação do RD Station, o primeiro passo foi fazer um estudo das personas para entender qual tipo de conteúdo seria o ideal para postarem no blog da Alusolda. Chegou-se a duas personas principais: uma de nível gerencial/coordenação e outra usuária do equipamento.

Com as personas definidas, Paulo começou a usar as visitas que fazia aos clientes para também questionar quais dores cada um enfrentava no dia a dia e, assim, entender como a Alusolda poderia ajudá-los com conteúdo relevante.

Com as dores mapeadas, os conteúdos começaram a ser produzidos, postados e ajustados conforme os feedbacks recebidos. Hoje, além dos posts do blog também estão disponíveis em Landing Pages alguns materiais ricos, como cursos em vídeo (treinamentos), ebooks, tabelas e catálogos.

Os disparos de email marketing e as campanhas em mídias sociais também passaram a ser segmentadas e com conteúdo relevante, sempre focando em auxiliar cada uma das personas.

“Se enviamos um e-mail que é relevante para aquela pessoa, ganhamos credibilidade. Com certeza ela vai confiar mais na Alusolda, vai buscar Alusolda e ver que somos uma empresa séria. Ela vai ver que estamos preocupados em ajudá-la a resolver problemas e isso vai fazer com que ela confie na nossa empresa e feche negócio com a gente.” Paulo César, Diretor

Com a estratégia de Marketing rodando bem e gerando resultados,  a Alusolda percebeu que era importante fazer algumas adaptações no time comercial também, para garantir uma boa conversão de leads em clientes. Assim, criou um time especializado no atendimento dos leads gerados via Inbound Marketing, os quais passaram a ser enviados diretamente ao CRM do vendedor via integração com o RD Station.

“O meu trabalho sem o RD Station seria bem mais complicado. Hoje a minha produtividade aumenta muito com a plataforma e esse, para mim, é o ponto principal. Sem o RD Station eu produziria menos e isso não seria interessante nem para a empresa e nem para mim.” Glauber Nascimento, Marketing

Os Resultados

Nos quase 2 anos de uso do RD Station, o principal benefício para a Alusolda foi conseguir alcançar um público extremamente específico, chegando em locais onde antes era necessário um investimento muito maior de tempo e presença física.

“O marketing digital, hoje, faz com que a gente alcance o público específico. Podemos escolher uma pessoa que só mexe com solda, outra que só mexe com eletrodo, ou até mesmo entrar em uma cidade. Tudo isso pesquisando pela ferramenta, usando Facebook e depois usando as Landing Pages para segmentar e conhecer essa pessoa.” Paulo César, Diretor

“Além da facilidade que a plataforma da RD Station dá para a gente trabalhar, ela nos dá mais armas. Antes a gente tinha dificuldade para chegar em um cliente ou perceber que tinha uma oportunidade de venda ali. Às vezes tinha oportunidade, mas a pessoa não conseguia enxergar a Alusolda como empresa que poderia ajudá-la.” Glauber Nascimento, Marketing

Conseguindo chegar em mais lugares e no público certo, a empresa também teve um resultado expressivo em números.

Há um ano, o site da Alusolda recebia em média 5 mil visitantes únicos por mês. Hoje, esse número chega mensalmente em no mínimo 32 mil visitantes.

Com o uso inteligente dos conteúdos do blog, a busca orgânica teve um salto de 3 mil visitantes únicos mensais para 12 mil. Os emails marketing, que antes levavam cerca de 80 pessoas ao site, hoje levam em média 850.

O Inbound Marketing se tornou um canal bastante relevante para os resultados da empresa, respondendo, em média, por 20% do faturamento da Alusolda.

A Alusolda mudou a própria história com Marketing Digital.
Será que não está na hora de mudar a da sua empresa?

Descubra como você pode implementar novas estratégias para o seu negócio fazendo uma avaliação gratuita com a gente.

Quero fazer uma avaliação